Uso de máscara contra Covid provoca discussão entre vereadores de BH

plenário câmara
Assunto foi debatido durante sessão da Câmara (Karoline Barreto/CMBH)

A sessão plenária da Câmara Municipal de Belo Horizonte, dessa quarta-feira (16), foi marcada pelo debate sobre o uso de máscara de proteção contra a Covid-19. A vereadora Duda Salabert (PDT) alegou que Nikolas Ferreira (PRTB) ficou por mais de 15 minutos sem utilizar o acessório colocando “em risco” a saúde de todos. O parlamentar, em defesa, disse que a colega queria “likes”.

É válido lembrar que o uso de máscara é obrigatório na capital mineira desde abril de 2020, conforme decreto assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) e publicado no DOM (Diário Oficial do Município).

No começo da fala, Duda trouxe um dado de que 2020 foi “o ano mais letal da história do Brasil”. “Houve um aumento de 31% em mortes comparado com a média histórica. Nós não vencemos a pandemia e estou vendo neste plenário, há mais de 15 minutos, o vereador Nikolas sem máscara”, afirmou.

A parlamentar do PDT alegou que “é difícil, no contexto da pandemia, ter que defender o básico, que é a máscara”. “Quinze minutos sem máscara é desrespeito à saúde pública. As câmeras aqui filmaram o processo. Uma coisa é tomar uma água e um lanche, importante para a atividade legislativa”.

Duda justificou a correção em público pelo fato de ser docente. “Faço isso publicamente por ser professora. Tenho dever moral de correção quando vejo erro. O debate não é ideológico, é de respeito à saúde pública”, finalizou.

‘Falta de assunto’

Após a fala de Duda, Nikolas respondeu a parlamentar. O vereador do PRTB alegou que ficou sem a máscara, pois estava tomando água. “Falta de assunto. Está querendo like, voltar de novo pra mídia porque realmente não tem mais nada para falar. Estava tomando água, Falar que eu estou colocando em risco os vereadores, tá de sacanagem, né?”, justificou indagando.

“Não vi você vindo aqui falar sobre as manifestações de apoio do Lula, que estava descumprindo os protocolos, sem distanciamento. O que você está fazendo aqui? Fica em casa. Eu vou me defender. Falar que estou colocando em risco a vida dos vereadores é demagogia. Belo Horizonte tem coisa mais importante para resolver”, disse brevemente.

Covid-19 em BH

A capital mineira registra 224.976 casos confirmados de Covid-19 e 5.487 mortes. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) de ontem (16). A cidade tem 212.401 recuperados e 7.088 em acompanhamento.

Os indicadores de monitoramento da pandemia na cidade estão da seguinte forma:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,92 – nível verde
  • Ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19 – 74,1% – nível vermelho
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 52,3% – nível amarelo

Em Belo Horizonte o uso da máscara é obrigatório. Decreto assinado pelo prefeito Kalil determina “o uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca em todos os espaços públicos, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços”.

O documento foi assinado em abril de 2020 e é válido por tempo indeterminado.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!