Curta-metragem produzido por alunos de Contagem é exibido em festival no Canadá

13/03/2025 às 16h10
Curta-metragem Contagem Canadá
Curta-metragem produzido por alunos do ensino fundamental de uma escola em Contagem, vai ser reproduzido em Festival no Canadá. (Divulgação)

O curta-metragem “Minha história sou eu quem conto”, produzido por alunos da Escola Municipal Newton Amaral Franco, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, será exibido nesta quinta-feira (13) na 23ª edição do Festival de Film Étudiant de Québec (FFEQ), no Canadá. O filme, que integra o projeto de cinema escolar “Luz, Câmera… Escola em Ação!”, idealizado pela bibliotecária Sheila Rodrigues, será apresentado no Musée de la Civilisation.

A produção celebra os 21 anos da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação básica do Brasil. Além da exibição no festival canadense, o curta já foi reconhecido em outras premiações, recebendo menção honrosa no 2º Festival de Cinema e Preservação de Porto Alegre e vencendo a 2ª Edição da Mostra Audiovisual Escolar de Contagem (MAVE).

Veja também


Bastidores da produção

A realização do curta contou com a colaboração das bibliotecárias Sheila Rodrigues e Andresa Amaral, além das professoras Sidneia Silva e Janaína Rocha. A trilha sonora original foi composta pelo músico e professor Geraldo Amâncio, enquanto a sonoplastia e percussão ficaram com alunos do 3º e 4º anos. Já o elenco principal reúne os estudantes dos 5º, 6º e 8º anos.

A bibliotecária Sheila Rodrigues celebrou a conquista da equipe e o reconhecimento internacional: “Fico muito feliz pelo curta de Contagem, produzido por crianças, atravessar o continente e chegar ao Canadá. Isso mostra que nossos pequenos cineastas têm muito a dizer e que conquistaram seu espaço de fala”.

Reconhecimento e impacto do projeto

O projeto “Luz, Câmera… Escola em Ação!” surgiu a partir da Lei nº 13.006/2014, que determina a exibição de ao menos duas horas de filmes nacionais nas escolas. Desde sua criação, o projeto já participou de 41 mostras internacionais, ampliando o acesso de alunos da rede pública à linguagem cinematográfica e fortalecendo a educação por meio do audiovisual.

O curta-metragem “Minha história sou eu quem conto” pode ser assistido no YouTube.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ