Deputados fazem pressão para presidente do Minas Arena esclarecer acusações

Diante da ausência do presidente da Minas Arena, André Luis Santana Moraes, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (9), na Assembleia, deputados da base e oposição investiram em uma ofensiva para pressionar o chefe da administração do Estádio Mineirão esclarecer, frente ao Parlamento mineiro, supostas denúncias de fraudes no contrato de Parceria Público-Privada (PPP) firmado com o Governo de Minas.

Para tanto, o deputado Alencar da Silveira Jr. apresentou requerimento convocando André Luis Santana Moraes a se apresentar na Assembleia Legislativa nas próximas semanas. No entender do parlamentar, o presidente da Minas Arena seria obrigado a cumprir a determinação.

“Assinei requerimento para convocá-lo já que a concessionária não compareceu também em outras ocasiões”, disse à Bhaz. “Com a convocação, devemos realizar uma nova audiência nos próximos 15 dias de modo que ele será obrigado a comparecer”, declarou.

A solicitação do parlamentar ainda precisa ser aprovada pela pelas comissões.

Em nota, o deputado Iran Barbosa (PMDB) endossou a fala de Alencar e disse que, “nas próximas reuniões terão de convocar os responsáveis” e, portanto, “serão obrigados a comparecer”.

Procurada pela Bhaz, a asssessoria de imprensa da Assembleia esclareceu que o regimento interno da Casa expressa a possibilidade de convocação, mas não prevê nenhuma sanção em caso de descumprimento, já que a Minas Arena não se trata de órgão público ou autarquia.

A Minas Arena foi solicitada a ser manifestar sobre a ausência de André Luis Santana Moraes na audiência pública mas não respondeu aos questionamentos.

Acusações

No início desta semana, o deputado Iran Barbosa (PMDB) entrou com ação no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciando supostas irregularidades no cumprimento do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) firmado entre a Minas Arena — gestora do Estado Mineirão — e o Governo de Minas.

Na ocasião, o parlamentar apresentou um levantamento que aponta possíveis manobras contábeis por parte da concessionária, a fim de realizar repasses menores do que está previsto no contrato ao Governo de Minas.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!