Dinheiro esquecido: Repescagem para nascidos entre 1968 e 1983 é neste sábado

dinheiro esquecido
Usuários que não agendarem a retirada até as 24h de hoje só poderão fazê-lo no próximo dia 28 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Quem ainda não consultou valores e resgatou o dinheiro “esquecido” no site do Banco Central terá uma nova chance neste sábado (19). Está aberta a repescagem para brasileiros nascidos entre 1968 e 1983, e empresas abertas antes desse ano, que desejam conferir a existência de valores retidos em bancos e instituições financeiras. O prazo vai até meia-noite de hoje.

Somente quem se enquadra na idade indicada e perdeu o horário agendado pelo sistema, dessa segunda (14) a essa sexta-feira (18), poderá realizar o agendamento. Assim, quem perder a repescagem de hoje só poderá agendar a retirada a partir do próximo dia 28.

No Portal Gov.br, existem níveis de login para acessar os serviços digitais. Eles variam de acordo com o nível de segurança e complexidade do serviço público pedido. Dessa maneira, o usuário que deseja resgatar o dinheiro esquecido em bancos precisa deter o nível prata ou ouro.

Como consultar?

Para consultar o saldo e ter acesso à quantia, é necessário seguir cinco passos. Confira:

  • Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

  • Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança – no caso de contas tipo bronze – no site ou no aplicativo do governo federal. O Banco Central aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

  • Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

  • Passo 5

Clicar em uma das opções indicadas pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou email informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!