O aplicativo do banco Itaú enfrentou problemas de acesso nessa quinta-feira (3), incluindo dificuldades em checar o extrato e o saldo na conta corrente. Por meio das redes sociais, a instituição falou sobre o impasse e informou que a equipe estava focada em resolvê-lo. Mias tarde, ainda ontem, o banco declarou que os serviços foram restabelecidos.
O cidadão que tentou acessar o app nas últimas horas se deparou com a seguinte mensagem: “Prezados clientes, ao longo do dia tivemos interrupções nos nossos serviços. Informamos que voltamos à normalidade. Você pode realizar suas transferências por PIX até a meia-noite. Os pagamentos de boletos também poderão ser feitos até às 23h. Pedimos desculpas pelo transtorno”.
Antes de resolver o problema, o Itaú comunicou que ele não teve relação alguma com eventos externos.
Nossos serviços foram restabelecidos. Para pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia:
— Itaú #FeitoComVc (@itau) March 3, 2022
🔸 TEDs poderão ser feitos até as 18h15
🔸 PIX até a meia-noite
Pedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e agradecemos a paciência de todos vocês neste processo.
‘Achei que tinha sido roubada’
A pedagoga Danielle Cid, de 38 anos, foi uma das clientes que enfrentaram o problema na noite dessa quinta-feira (3). Ao BHAZ, revelou o desespero que sentiu no momento de abrir o aplicativo. “Eu vi uma publicação no Facebook sobre as falhas no banco, orientando quem tem conta no Itaú a conferir o saldo. Quando vi, achei que eu tinha sido roubada”, lamentou.
Foi então que o medo se confirmou e o susto veio: a conta corrente de Danielle estava negativada em R$ 134,65. Antes do incidente, o saldo era de R$ 62. Ela informou que, passado o momento de confusão, o dinheiro foi “devolvido” à conta horas depois no aplicativo do Itaú.
Parece não ter sido somente a professora que passou pelo “perrengue” financeiro. Nas principais redes sociais, clientes do banco laranja e azul questionaram a segurança das instituções financeiras digitais. Alguns ainda pontuaram que estão migrando de banco após o incidente.
Confira os principais tuítes abaixo:
App do itau ficou fora do ar hoje. Quem ainda contesta a importância da cibersegurança? Não só pra empresas, mas para a defesa de um país. Alguém ainda acha que tem sistema perfeito?
— Arthur Weintraub (@ArthurWeint) March 4, 2022
Como uma instituição financeira do patamar de vcs , fica o dia todo com o App fora ar, INADMISSÍVEL @itau ! 🤬
— MC TH OFICIAL (@thdelas) March 3, 2022
Alguém sabe informar se o ITAU foi hackeado? Fora do ar app e caixas não estão funcionando.
— FERNANDA (@Fernand13778677) March 3, 2022
O Itaú bloqueou o acesso ao app, não estou conseguindo acessar.
— Diva 🇧🇷2022🇧🇷 (@deiadejeus) March 3, 2022
O problema é que preciso fazer uma operação com o MEU DINHEIRO, se tiver algum valor indevido, não quero e não usarei, mas tenho que ter o direito de usar meus próprios recursos qdo bem entender. Migrando 100% Caixa.
o povo abrindo o app do Itaú e vendo que os depósitos recentes sumiram pic.twitter.com/qb4tL47AE2
— Ton Prans (@tonprans) March 3, 2022