
A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou uma demissão em massa que contempla mais de 11 mil funcionários. O fundador da companhia, Mark Zuckerberg, divulgou uma carta aberta aos colaboradores nesta quarta-feira (9).
Na última sexta-feira (4), o Twitter também realizou uma demissão em massa logo após a empresa passar a ser operada pelo bilionário Elon Musk. Em comunicado recebido por e-mail, os funcionários foram informados da redução no “quadro global” da companhia.
Demissão em massa na Meta
Na carta endereçada aos colaboradores, Zuckerberg afirma que o corte de cerca de 13% do quadro de funcionários da Meta é uma das mudanças mais difíceis já tomadas na empresa.
Ele também acrescenta que a companhia está tomando medidas para se tornar mais eficiente, por meio de cortes de gastos e de uma expansão do congelamento de contratações.
“Eu quero me responsabilizar por essas decisões e pelo modo como chegamos até aqui. Eu sei que isso é difícil para todo mundo, e eu sinto muito por aqueles que estão sendo impactados”, diz o recado do CEO e presidente da Meta.
Reestruturação da empresa
Segundo Mark Zuckerberg, durante a pandemia de Covid-19 ele tomou a decisão de potencializar os investimentos dentro da empresa, esperando uma aceleração e inovação no mercado.
“Infelizmente, isso não aconteceu da maneira que eu esperava. O comércio online não só retornou às tendências anteriores, como a recessão macroeconômica e o aumento da competitividade fizeram nossa receita ser muito menor do que o esperado. Eu errei, e assumo responsabilidade por isso”, afirma.
O fundador agora busca reestruturar os times para aumentar a eficiência da empresa e diz que todos os funcionários da Meta receberão um e-mail em breve com informações sobre a demissão em massa. “Depois disso, todo colaborador afetado terá a oportunidade de falar com alguém para ter as perguntas respondidas”, completa.
Zuckerberg ainda anunciou a remoção do acesso aos sistemas da Meta para os funcionários demitidos a partir de hoje. “Os colegas que nos deixarão são talentosos e dedicados, e impactaram nossa empresa e nossa comunidade. Cada um de vocês ajudou a tornar a Meta um sucesso, e eu sou grato por isso”, diz.
Aos que ficam, o CEO garante que vai compartilhar mais informações sobre como a empresa vai operar a partir de agora, ao longo das próximas semanas.