Quase 100 milhões de pessoas procuraram dinheiro ‘esquecido’ em bancos; confira o calendário de resgates

serviço banco central
Dentre 96,8 milhões de consultas, 20,4 resultaram em saldos a resgatar (Arquivo/Agência Brasil)

O serviço do Banco Central para buscar valores esquecidos em bancos e instituições financeiras já teve quase 100 milhões de consultas, entre pessoas físicas e jurídicas. Desde a reabertura do site, que foi derrubado pelo excesso de demanda nos primeiros dias de funcionamento, o registro do sistema digital já conta com 96,8 milhões de consultas.

Dentre os registros, 94,3 milhões de consultas foram feitas por pessoas físicas. Enquanto isso, 2,4 milhões, por pessoas jurídicas – ou seja, empresas. Segundo informações do BC, 20,4 milhões desse total resultaram em saldos a resgatar, dos quais 20,2 se referem a pessoas físicas e 249,5 mil a empresas.

Depois de sair do ar, o serviço digital que permite resgatar valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras está novamente disponível. O SVR (Sistema de Valores a Receber) agora funciona no site valoresareceber.bcb.gov.br e, para consultar, o usuário deve ter cadastro no portal do Governo.

Quem pode consultar?

Qualquer cidadão ou empresa pode consultar o dinheiro esquecido nas instituições financeiras através do serviço do Banco Central. Caso o sistema informe a existência de quantias a receber, os usuários são divididos em três grupos, com base na data de nascimento ou data de fundação do empreendimento, no caso de pessoas jurídicas.

(Reprodução/EBC)

O indivíduo que nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e solicitar o dinheiro entre 7 e 11 de março. Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março. Já para quem nasceu a partir de 1984, ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março.

Todos os grupos possuem datas de repescagem específicas, que ocorrerão das 4h às 24h. Caso o usuário perca o dia indicado, poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou da criação da empresa. O BC esclarece que o direito a receber os recursos são definitivos e continuarão armazenados até a solicitação.

Depois que o cidadão pedir o saque, o banco tem até 12 horas úteis para fazer a transferência.

Consulte

O Banco Central explica que os valores serão devolvidos às contas bancárias a partir de 7 de março. Caso o usuário perca a data informada, será necessário reiniciar o processo do zero. Isto é, repetir consulta no site e esperar o sistema informar nova data para retornar à página do governo.

Veja passo a passo abaixo:

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Digite número do CPF ou CNPJ para conferir os recursos para saque;
  • Confira data e período determinados pela página para nova consulta;
  • Na data indicada, retorne ao mesmo site;
  • Acesse o sistema com o login do Portal.br (confira abaixo como se registrar);
  • Consulte as quantias e solicite a transferência.

Ter uma conta válida no portal Gov.br é um requisito para consultar os valores esquecidos nos bancos e solicitar transferências. A criação do registro é gratuita e pode ser feita no site Acesso, no App gov.br para iOS ou App gov.br para Android.

Com Agência Brasil

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!