Site e app da Receita Federal têm instabilidade no 1° dia para declaração do Imposto de Renda

Receita Federal
Download do programa para preenchimento da declaração do IR não está disponível (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os cidadãos que acordaram determinados a não deixar a declaração do Imposto de Renda 2022 para a última hora se depararam com um obstáculo na manhã desta segunda-feira (7): a instabilidade no site e no aplicativo da Receita Federal.

De acordo com queixas feitas nas redes sociais, o download do programa para preenchimento da declaração não está disponível tanto no portal quanto na versão móvel da plataforma da Receita. Hoje é o primeiro dia para a entrega da declaração e o prazo vai até 29 de abril.

“3 horas pra baixar o app da Receita Federal. Os servidores de rede da Receita Federal não suportam os acessos simultâneos”, reclamou um usuário do Twitter nesta manhã. “Impossível baixar o programa para declaração do IRPF”, escreveu outro.

O site DownDetector, que registra instabilidades em sites e plataformas, aponta que as queixas sobre o site da Receita Federal explodiram a partir das 8h de hoje, horário de início do prazo para a declaração.

DownDetector
Queixas estão em alta desde o início do prazo (Reprodução/DownDetector)

Procurada pelo BHAZ, a Receita Federal confirmou que o download do programa de declaração está apresentando instabilidades “em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã”. Segundo o órgão, a situação já está sendo tratada e “recomenda-se que aguardem e tentem novamente mais tarde”.

Sindicato aponta culpados

Já o Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) afirma que o comprometimento da entrega do Imposto de Renda “já era esperado e estava sendo alertado pelos auditores fiscais desde dezembro”.

O presidente do Conselho de Delegados Sindicais do sindicato, Anderson Akahoshi Novaes, diz que o alerta já se dava por causa da aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual), que, segundo ele, cortou pela metade o orçamento do órgão.

Novaes observa que metade dos cortes no orçamento foram especificamente na área de TI (Tecnologia da Informação) da Receita Federal.

“Estamos alertando o Ministério da Economia desde dezembro. Agora temos a concretude disso. Parece que o Paulo Guedes crê que a arrecadação no nosso país é espontânea. Ou talvez o objetivo seja mesmo desestruturar a máquina arrecadadora em pleno ano eleitoral”, conclui.

Imposto de Renda 2022

Começa hoje o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 34,1 milhões de declarações neste ano, número próximo ao registrado em 2021, quando o Fisco recebeu 34.168.569 documentos.

Neste ano, a declaração terá prazo mais curto, de 7 de março a 29 de abril. De acordo com a Receita, o programa gerador da declaração não pôde ser baixado no fim de fevereiro, como tradicionalmente ocorre, por causa da operação padrão dos auditores fiscais do órgão.

Os cidadãos que tiveram um rendimento anual maior do que R$ 28.559,70 em 2021 são obrigados a declarar sua renda. Para rendimentos considerados isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, são obrigados a declarar aqueles que receberam valor superior a R$ 40 mil.

Neste ano, uma novidade é o recebimento da restituição (ou o pagamento do imposto) por meio de Pix. O sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O recurso agora chega às pessoas físicas.

Outra mudança importante é a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, na qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de os enviar ao Fisco.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!