Eclipse total da Lua poderá ser visto de qualquer lugar do estado; confira os horários

13/03/2025 às 15h30
Eclipse Lua madrugada
Na madrugada desta quinta para sexta, os belo-horizontinos poderão ver o eclipse total da lua, a olho nu.

Prepare-se para uma madrugada especial! Na virada do dia 13 para o dia 14 de março, os belo-horizontino terão um espetáculo natural gratuito no céu: um Eclipse Total da Lua. O evento astronômico será visível em todas as suas fases e poderá ser acompanhado a olho nu de qualquer lugar do estado.

O ponto alto do fenômeno acontece às 3h59 (horário de Brasília), quando a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra e assumirá um tom avermelhado. Para quem quiser acompanhar o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo em seu canal do YouTube, com início às 0h30 e encerramento às 5h.

Veja também


De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, os eclipses lunares acontecem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite.

Horários do eclipse

  • Início do Eclipse Penumbral: 0h57
  • Início do Eclipse Parcial: 2h10
  • Início do Eclipse Total: 3h26
  • Máximo do Eclipse Total: 3h59
  • Fim do Eclipse Total: 4h31
  • Fim do Eclipse Parcial: 5h48
  • Fim do Eclipse Penumbral: 7h00

Como assistir ao eclipse

A boa notícia é que não é necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno: basta olhar para o céu! Diferente dos eclipses solares, que exigem proteção ocular, o Eclipse Total da Lua pode ser apreciado a olho nu sem riscos.

Para uma experiência ainda melhor, o ideal é procurar um local com pouca poluição luminosa e vista desobstruída para o horizonte oeste, já que a Lua estará nessa direção ao longo do evento.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ