‘A vacina é sua’: Jogador Richarlison escreve carta emocionante sobre a imunização contra a Covid-19

jogador richarlison em campo e tomando a vacina
Richarlison se vacinou com a 2ª dose em outubro (Lucas Figueiredo/CBF + Reprodução/@richarlison/Instagram)

O atacante Richarlison, jogador da Seleção Brasileira e do Everton (Inglaterra), se manifesta frequentemente sobre causas sociais em suas redes. Hoje (4), foi publicada uma carta do jogador na The Players’ Tribune, plataforma que divulga depoimentos de atletas em diversos países, inclusive o Brasil. No texto, Richarlison ressalta a importância de se vacinar contra a Covid-19, para que a sociedade possa voltar a uma certa normalidade, inclusive com estádios de futebol cheios e seguros sanitariamente.

“Como eu venho dizendo, precisamos acabar logo com essa bagaça. E o único caminho para a cura é vacinar geral, o máximo de gente, o mais rápido possível. Estamos quase lá. Só falta empurrar a bola pro gol”, afirmou Richarlison. Na publicação, também foram divulgadas fotos com alguns trechos das falas do jogador.

‘Mandar um papo reto’

Logo no início da carta, Richarlison ressaltou que a conversa com o leitor seria sobre um assunto diferente do habitual. “Galera, já vou logo avisando que a conversa aqui não é sobre futebol. Quero mandar um papo reto sobre uma questão que, hoje, é mais importante que o esporte”, apresentou.

O jogador fez um apelo importante, diante da escolha de muitas pessoas contra a imunização: “POR FAVOR, NÃO DEIXE DE TOMAR SUA VACINA! Senti que era necessário passar essa mensagem ao saber que muitas pessoas ainda não se vacinaram. Não por falta de imunizantes nem por atraso na entrega das vacinas, mas por escolha própria. E isso me deixa preocupado. De verdade”.

Embaixador do USP Vida

“Como pessoa pública, me vejo na obrigação de dividir com vocês alguns dados de fontes realmente confiáveis, que podem te fazer rever seus conceitos sobre as vacinas”, continua a carta. O atacante se tornou embaixador do programa USP Vida no ano passado, e desde então, tem se engajado ainda mais nas questões de saúde.

Segundo ele, o programa “já arrecadou quase 20 milhões de reais em doações para pesquisas e projetos científicos” e “ajudou a desenvolver respiradores mais baratos e de produção mais rápida, testes, equipamentos de proteção e outras coisas relacionadas à Covid-19”, sendo que “a vacina seria a cereja do bolo”.

‘A vacina é SUA’

Ao longo da carta, Richarlison reconheceu o esforço dos cientistas e profissionais da saúde, que trabalharam e ainda trabalham intensamente na pandemia. “Os cientistas e médicos arriscaram suas vidas, abriram mão até de conviver com suas famílias para tentar uma solução. Eles são verdadeiros heróis e merecem ser valorizados pelo que fizeram. Não fosse o empenho deles em buscar a cura, a gente estaria numa situação ainda mais caótica”, exaltou o jogador.

“A vacina é SUA, um direito seu. Não desperdice essa oportunidade”, pediu Richarlison. O atleta reafirmou a seriedade no assunto: “Isso não é brincadeira. Se eu conseguir influenciar uma pessoa a se vacinar, já me sentirei vitorioso por tudo que tentei fazer nesse período. É uma vida que será salva dessa doença e várias outras ao redor que também se beneficiarão”, escreveu ele.

Em outubro, Richarlison postou sua vacinação com a 2ª dose da vacina (Reprodução/@richarlison/Instagram)

‘Os dados não mentem’

Richarlison recorreu aos dados estatísticos para ressaltar a importância da vacinação coletiva. “No Brasil, as mortes pela doença caíram mais de 90% depois que a vacinação avançou. Há poucos dias, o país registrou a menor taxa de óbitos desde o início da pandemia”, citou o atleta. 

O time do atacante, Everton, tem sede na Inglaterra, um dos países que mais sofreram com a pandemia. “Aqui na Europa também tivemos pessoas que estavam com medo de se imunizar, mas a maioria delas logo percebeu que essa era a melhor saída. Os estudos mostram que, atualmente, a maioria dos pacientes que sofrem complicações ou acabam morrendo ainda não tinha se vacinado”, argumentou.

Richarlison é um dos principais jogadores do Everton, da Inglaterra (Reprodução/@richarlison/Instagram)

Richarlison ressaltou não haver motivos para desconfiar da eficácia da medida: “Por mais novo que seja o imunizante contra a Covid-19, o método da vacina já é conhecido, testado e comprovado há mais de dois séculos. Graças às campanhas de vacinação, nós conseguimos praticamente erradicar doenças como a paralisia infantil”. “Uma pessoa que não se vacina pode afetar o grupo de jogadores e o clube no geral. E isso vale para qualquer área ou profissão”, continuou.

Lembrança do treinador

O jogador também escreveu em memória do seu primeiro técnico da carreira, de quando jogava no campo Penicão em Nova Venécia (ES), com 10 anos de idade. Quem notou o potencial de Richarlison foi Sebastião José da Silva (conhecido como Tião Borboleta), uma das milhares de vítimas da covid-19 no Brasil.

“A vacina é SUA, um direito seu. Não desperdice essa oportunidade. Além de se proteger, você vai ajudar a proteger quem você ama, sua família, seus amigos e todo mundo à sua volta. Faça isso pelos cientistas e profissionais da saúde. Por todos que não tiveram a mesma chance. Pelas mais de 600.000 vítimas da pandemia no Brasil — e as mais de 5 milhões em todo o mundo. Faça isso em nome do meu professor, o Tião Borboleta”, pediu Richarlison.

“Mete logo a vacina no corpo e bora correr pro abraço. Vejo vocês nas arquibancadas, todos vacinados, protegidos e saudáveis para comemorar mais um gol do Pombo. Tmj!”, concluiu.

“A melhor forma de demonstrar patriotismo, de dar uma contribuição ao país para superarmos esse desafio, é se vacinar”
(Lucas Figueiredo/CBF)
Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!