A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de 2024, realizado em Paris, ocorreu nesta sexta-feira (26). Com muita alegria, festa e animação, os barcos com as delegações que representam os países passaram ao longo do rio Sena. Além disso, o evento teve a participação de estrelas internacionais da música. Mas, se você não pode acompanhar as quatro horas de duração da cerimônia, fique tranquilo, pois o portal BHAZ separou os melhores momentos!
Lady Gaga foi a primeira a se apresentar, enquanto o desfile com os atletas ocorria. A artista se apresentou, em francês, com plumas rosas na escadaria do Grand Ballet, às margens do Rio Sena. Nas redes sociais, a cantora disse estar honrada.
I feel so completely grateful to have been asked to open the Paris @Olympics 2024 this year. I am also humbled to be asked by the Olympics organizing committee to sing such a special French song—a song to honor the French people and their tremendous history of art, music, and… pic.twitter.com/FMNyiosHUR
— Lady Gaga (@ladygaga) July 26, 2024
A cerimônia de abertura também ficou marcada pelo foco na importância do respeito à diversidade. Trio amoroso, baile vogue e até uma reprodução da ‘Última ceia’ com drags fizeram parte da apresentação.
A liberdade de amar não é menos sagrada que a liberdade de pensar.
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
– Victor Hugo#CerimoniadeAbertura #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/UVMCOxkJND
As apresentações ocorreram todas debaixo de chuva. Mesmo assim, isso não foi um empecilho, aliás foi só um charme a mais, principalmente para Axelle Saint-Cirel. A soprano, vestida com as cores francesas no telhado do Grand Palais – uma das sedes dos Jogos Olímpicos Paris 2024, segura uma bandeira enorme e canta de forma majestosa La Marseillaise, símbolo da República Francesa. É o início do quinto capítulo, “Sororité”, Sororidade, sobre a participação fundamental das mulheres na história da França.
Todos de pé para a Marselhesa! ??#CerimoniadeAbertura #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/s0Bm88HQbo
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
Também teve homenagem para trabalhadores da reconstrução da Catedral de Notre-Dame. Uma das catedrais mais antigas da história do país, inaugurada em 1345, é também um dos maiores símbolos da capital francesa.
A homenagem aos trabalhadores da reconstrução da Catedral de Notre-Dame, um dos maiores símbolos da capital francesa! ?#CerimoniadeAbertura #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/fhzLE0DVvl
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
Mas nem só de emoção o maior evento esportivo do mundo vive. Também já tem alguns memes rolando, com referência a artistas bem conhecidos… O cavalo que atravessou as águas do rio Sena foi lembrado pelos fãs da Beyoncé.
Liberté, Égalité, Fraternité. ??
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
Beyoncé? ?#CerimoniaDeAbertura pic.twitter.com/zCvaJERBvZ
Já no fim da cerimônia, os campeões olímpicos Marie-José Perec e Teddy Riner foram os responsáveis por acender a Pira em um balão.
Marie-José Perec e Teddy Riner, multicampeões olímpicos, acedem a Pira Olímpica de #Paris2024 ?#JogosOlímpicos #CerimoniaDeAbertura pic.twitter.com/ApE1Vdu8Gl
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
Para finalizar, Celine Dion se apresentou na Torre Eiffel. Essa é uma das raras aparições da artista após o diagnóstico da doença neurológica rara, a síndrome de Stiff-Person.
QUE SHOW! @celinedion interpretando Édith Piaf na Torre Eiffel! Ficamos emocionados junto com ela ? #Paris2024 pic.twitter.com/SNf3qXb2Bg
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024