Alvo de xingamentos machistas, bandeirinha recebe pedido de desculpas do Botafogo

presidente do Botafogo com a bandeirinha
Presidente do Botafogo entrega pedido de desculpas à bandeirinha (Reprodução/@Botafogo/Twitter)

Logo após a vitória por 3 a 0 do Botafogo sobre o Brusque pela Série B, nessa quarta-feira (20), o presidente da equipe carioca, Durcesio Mello, entregou um pedido de desculpas formal à bandeirinha Katiuscia Berger Mendonça.

Durante a partida, ela foi alvo de xingamentos machistas da torcida do time alvinegro por ter marcado impedimento em 2 gols botafoguenses, sendo que um deles foi validado pelo VAR posteriormente. O episódio ocorreu na mesma semana que o clube anunciou um setor exclusivo para mulheres no Estádio Nilton Santos, para coibir o assédio.

Presidente pede desculpas

O momento de entrega da carta e o conteúdo do texto foram postados nas redes sociais do Botafogo (veja abaixo) e grande parte dos usuários aplaudiu a atitude da instituição.

Os xingamentos

Durante a partida, a auxiliar capixaba anulou dois gols do Botafogo em campo, sendo um de maneira correta. Na marca dos 41 do 1T, Diego Gonçalves mandou para as redes após passe de Warley, mas Diego estava impedido: gol anulado. Pouco depois, aos 43, Rafael Navarro pegou a sobra e chutou para marcar o 1º gol do alvinegro, mas Katiuscia marcou impedimento do atacante. Após a revisão do VAR, foi possível confirmar que o lance foi legal.

Em momentos do 1T e do intervalo, a torcida do Botafogo entoou gritos machistas em direção à bandeirinha, assista:

Após a anulação correta do gol do time visitante, a torcida do clube da casa chamou a auxiliar de “Princesa”.

Repúdio e apoio

O ato preconceituoso da torcida do Botafogo foi repudiado ainda durante a partida nas redes sociais. Após o jogo, muitos torcedores parabenizaram o pedido de desculpas da equipe. Confira alguns comentários:

Leia a carta do Botafogo

O pedido de desculpas entregue pelo clube carioca à bandeirinha na íntegra:

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2021

Katiuscia,

O Botafogo acredita no seu trabalho e defende a equidade de gênero. Hoje, na partida, presenciamos episódios que não condizem com o propósito da instituição, com o que pregamos e defendemos. Estes não representam os nossos milhões de torcedores. Receba nosso carinho e pedido de desculpas. Continue o seu trabalho e conte com o Botafogo para o que precisar.

Um abraço,

Durcesio Mello – Presidente do Botafogo de Futebol e Regatas

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!