América sofre empate do Tolima e não tem mais chances na Libertadores

américa tolima futebol
O América chegou a ter dois gols de vantagem no jogo (Reprodução/Twitter/@AmericaMG)

O América teve um empate amargo contra o Tolima e foi eliminado da Libertadores nesta noite de quarta-feira (18) no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. Após abrir 2 a 0 no placar, o time sofreu o empate ainda no primeiro tempo e não conseguiu criar mais chances de gol para se manter vivo na competição continental.

Lanterna do Grupo D, o time só pode ir à Sul-Americana caso chegue em 3º lugar na última rodada da fase de grupos. Na próxima rodada da Liberta, o Coelho cumpre tabela contra o Independiente del Valle, na próxima quarta-feira (25).

Mas antes, os comandados de Mancini possuem um compromisso pelo Brasileirão: o duelo com o Botafogo neste sábado (21) no Independência, em BH.

América abre

No início do jogo, logo aos 6 minutos, o Coelho saiu na frente no placar. Henrique Almeida fez boa descida e invadiu a área. A zaga tentou tirar mas a bola sobrou para Marlon, que acertou um bonito chute no ângulo esquerdo do goleiro Domínguez.

Tolima responde

O Tolima respondeu logo aos 9 com o chute de Rangel, que exigiu boa defesa da Jailson. Dois minutos depois, o time colombiano assustou de novo na área, quando Plata chutou forte e Éder tirou. O clube mandante dominava a partida e aos 21, a tentativa de Ibargüen tirou tinta da trave.

Coelho amplia

Porém, quem fez mais um gol foi o time mineiro. A marcação pressão de Henrique Almeida deu certo, ele invadiu a área e foi derrubado por Moya: penalidade máxima marcada pelo árbitro. Na cobrança, Maidana deslocou o goleiro e mandou para as redes: 2 a 0 para o América.

Empate a jato

Porém, a euforia americana se tornou preocupação em apenas 3 minutos. Aos 39 do 1T, Plata recebeu sozinho na área e chutou para as redes, na saída de Jailson. Na marca dos 42, Marulanda cruzou da direita e Rangel, na pequena área, mandou para o gol e deixou tudo igual na partida: alerta ligado para o Coelho.

Morno

Na segunda etapa, a partida diminuiu de intensidade e as chances claras que aconteceram no primeiro tempo não se repetiram com a mesma frequência. Quando o duelo caminhava para o final, aos 41, Gustavinho mandou uma bomba de fora da área, a bola foi no travessão. O Tolima chegou bem aos 48 com o chute rasteiro de Plata e a bola foi pertinho da trave.

Pouco depois, fim de papo e eliminação do Coelho decretada: lanterna do Grupo D, o América depende de si para ir à Sul-Americana e precisa alcançar o 3º lugar na última rodada da fase de grupos.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!