Goleira da seleção feminina troca ofensas com atleta paralímpica em discussão nas redes sociais

bárbara-barbosa
Goleira da seleção feminina de futebol, Bárbara Barbosa, discutiu com atleta paraolímpica (Reprodução/@barbaragol1/Instagram)

O clima ficou pesado entre a atleta paralímpica Andréa Pontes e a goleira da seleção feminina de futebol, Bárbara Barbosa, após as duas se envolverem em uma discussão no Instagram, nesta quarta-feira (28). Isso porque a atleta da canoagem sugeriu que Barbosa fosse substituída pela goleira da seleção feminina de handebol. No meio da discussão, Bárbara disse que pessoas como Pontes vivem pela pena dos outros “porque é portadora de deficiência”.

Tudo começou quando Andréa Pontes fez o seguinte comentário no perfil do Instagram da seleção feminina de futebol: “Galera, uma sugestão: coloca a Bárbara Arenhart – goleira do handebol – no lugar da Bárbara Barbosa e está tudo resolvido, Brasil campeão!”. A goleira do futebol não gostou do comentário e respondeu:

“Por que não vem você no meu lugar? Já já começa a sua competição, será que você tem competência para chegar ao menos a conhecer? Tem a competência de ir a 4 paralimpíadas? Porque cada um com suas limitações né. Vai treinando aí que, assim como eu treino para ‘caraca’, você vai precisar para tentar estar ao menos em uma paralimpíada”.

Andréa diz que Bárbara está ‘cheinha’

A atleta de canoagem paralímpica decidiu rebater falando sobre suas conquistas no esporte e chamou a goleira de “cheinha”. “Se você não sabe, já fui a 6ª melhor do mundo na minha categoria! Não lembro de você ter sido nem a 6ª melhor goleira do Brasil. Não estou na Olimpíada porque o programa olímpico cortou a categoria VL1 (que é a minha)”, disse.

“Então não fala bobagem sem saber! Mas, enfim… quer fazer um tiro 200m de velocidade comigo? Você aguenta? ‘Cheinha’ como você está, o arrasto do caiaque vai ser grande! E antes que eu esqueça, vai treinar para não tomar outro frango e afundar o Brasil de novo”, completou Andréa.]

Parte da discussão entre Andréa a Bárbara (Reprodução/@dantasthalitaa/Twitter)

Não satisfeita, Andréa Pontes postou nos stories de seu Instagram o print de parte da discussão com Bárbara Barbosa. Ela escreveu na legenda: “Ao invés de ficar discutindo no Instagram, vai treinar para ver se emagrece”, e marcou o nome de usuário da goleira.

Bárbara responde com ofensas

Bárbara respondeu à atleta paraolímpica com ofensas, que Andréa também fez questão de postar e marcar a goleira novamente. Ao primeiro print, Barbosa rebateu: “Você acha que vou repostar e te dar ibope? Vai procurar algum esporte para competir e deixar a vida das pessoas, está querendo buxo?”.

No post, a goleira ainda fez várias ofensas e falou vários palavrões com a outra atleta. Em uma segunda mensagem, Bárbara Barbosa acrescentou, em meio a mais xingamentos: “Posta isso aí. Acha que só porque é deficiente pode falar o que quer? Vai escutar o que eu quero te falar também”.

“Dá teu jeito aí e tenta pegar uma vaguinha aqui já que em algum dia na vida você chegou no 6° lugar em um esporte aí que ninguém nem sabe quem é você e o que você faz no mundo”, completou. Ao postar essa parte da conversa, Andréa Pontes disse que a goleira “além de frangueira, é mal educada”.

Print postado por Andréa Pontes da discussão com Bárbara (Reprodução/@Fidelis_crf/Twitter)

Comentários capacitistas

Segundo um print postado pelo Metrópoles, a goleira também respondeu a essa postagem e, no fim da conversa, ela fez comentários capacitistas: “Assim que terminar o tratamento estarei com meu corpo de volta, e você? Quem será você? Tenho pena de pessoas como você!!”

“Vivem pela pena dos outros só porque é portadora de deficiência e vive se escondendo atrás desta situação, ao invés de correr atrás e coisas melhores. Vai arrumar o que fazer, um esporte que te identifique e seja feliz nele, independente das dificuldades. Eu gorda consigo fazer seu esporte do jeito que estou, e você vai conseguir fazer o meu? Fica calada que ainda calada é uma idiota”, finalizou Bárbara.

Trecho da discussão entre Bárbara Barbosa e Andréa Pontes (Reprodução/Metrópoles)
Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda
Andreza Mirandaandreza.miranda@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Comentários