Gigante celeste: Após saída confirmada, torcedores homenageiam Fábio e se revoltam com decisão do Cruzeiro

fábio goleiro
Saída do goleiro foi confirmada hoje, após quase duas décadas de história (Bruno Haddad/Cruzeiro)

Parece que o cruzeirense não tem mesmo um minuto de paz. Se o clima de renovação do Ano Novo e a compra do clube por Ronaldo Fenômeno deram esperança à torcida nas últimas semanas, vislumbrar um futuro ficou bem mais difícil depois desta quarta-feira (5). É que, com a confirmação da saída do goleiro Fábio, torcedores mais uma vez se revoltaram com o clube e sentiram o baque de perder um dos maiores, se não o maior ídolo da história da Raposa.

Pouco depois do anúncio, feito pelo goleiro nesta noite, os perfis de Fábio nas redes sociais foram tomados por mensagens de torcedores, que lamentaram a situação e prestaram homenagens. “Meu Deus do céu, assim o Cruzeiro não vai chegar a lugar nenhum. Não tô acreditando nisso”, comentou uma torcedora, enquanto outra disse: “O que fica é toda luta, honra e glória. Serei eternamente sua fã”.

Colegas que defenderam o Cruzeiro ao lado de Fábio também lamentaram a decisão, como o ex-lateral Ceará e o zagueiro Léo. Na publicação, ambos se mostraram insatisfeitos com a decisão do clube de não renovar o contrato com o goleiro e a forma como a situação foi conduzida. “Piada, né?”, disparou Léo, que também homenageou o ex-companheiro.

‘Sonhei tanto com a despedida…’

A saída de Fábio ainda reviveu histórias marcantes de cruzeirenses que, durante quase duas décadas, tiveram no goleiro um dos principais ídolos. As histórias, compartilhadas aos montes nas redes sociais, só reforçam o “lema” que muitos torcedores fazem questão de lembrar: não é só futebol.

“Desde criança, desde que aprendi a amar o Cruzeiro eu vi o Fábio no gol, era uma referência, um ídolo. Nas derrotas, nas vitórias, nos títulos o Fábio estava lá. No PIOR momento da história do Cruzeiro ele esteve lá”, pontuou um torcedor, que ainda completou: “Tratar ele como se fosse um qualquer é uma tristeza enorme”.

Outro cruzeirense também saiu em defesa do goleiro e rebateu os argumentos de que “nenhum jogador pode ser maior que o clube”: “Sim, nenhum jogador é maior do que o Cruzeiro. MAS É O FÁBIO!”.

“Caras, eu sonhei tanto tempo com a despedida do Fábio com uma festa IMENSA pra ele no Mineirão. Com tudo que ele tinha direito. Camisa, bandeirão, jogo número mil… Surreal, parece que morreu um parente meu”, comentou uma página dedicada ao clube no Twitter.

‘Tô fora’

Além das manifestações de carinho ao goleiro, a notícia também gerou a revolta de muitos torcedores, que fizeram questão de mostrar a insatisfação nas redes sociais do Cruzeiro e até do próprio Fábio.

“Eu não vou pagar sócio e não compro mais nada relacionado ao Cruzeiro. Tô fora”, disse um internauta, enquanto outro comentou: “Não tô acreditando. A pior merda que o Cruzeiro poderia fazer ele conseguiu fazer, INACREDITÁVEL!”.

No Twitter, um terceiro ainda lamentou a forma como o goleiro foi desligado do clube e comparou às saídas de Rogério Ceni e Marcos, ídolos do São Paulo e do Palmeiras, respectivamente. Na rede social, os nomes do goleiro e do clube logo foram parar entre os assuntos mais comentados, além de outros termos e nomes mencionados por Fábio na carta de despedida.

Clube vai homenagear Fábio

Apesar da revolta dos torcedores e da quebra de expectativa, esta ainda não será a última menção oficial ao goleiro. Ao anunciar a saída de Fábio, o Cruzeiro não mencionou nenhuma das polêmicas citadas pelos torcedores e pelo próprio atleta a respeito do desligamento, mas exaltou as conquistas do goleiro e afirmou que planeja homenagens.

“Fábio foi sinônimo de dia de jogo, de disciplina, trabalho e entrega para e pelo nosso clube. Um profissional exemplar, líder nato, respeitado dentro e fora de campo. Nossa gratidão será, como seu registro na história do Cruzeiro, eterna. E a Toca será, para sempre, a casa do Fábio. Assim como o coração de todos nós”, diz um trecho da nota divulgada pelo clube para confirmar o fim da trajetória de Fábio.

“Vamos planejar uma série de homenagens ao ídolo nos próximos dias. Porque Ele merece e todo cruzeirense também”, conclui o Cruzeiro.

Goleiro anuncia saída e revela conflito interno

Após conflitos nas negociações, uma renovação cancelada e muita ansiedade por parte dos torcedores, Fábio deu hoje a notícia que a torcida celeste tanto temia: ele está fora do clube. Pelo Instagram, o goleiro anunciou que não seguirá com o Cruzeiro. Segundo Fábio, a decisão foi unilateral e contra o desejo dele, que era de continuar no clube (veja todos os detalhes aqui).

“Tentei de todo o meu coração permanecer no Cruzeiro. Sempre fui transparente e vocês saberão a verdade agora”, começou o goleiro em carta publicada no Instagram, destinada à Nação Azul. Na publicação, Fábio relembrou que, há dois meses, já havia renovado com o Cruzeiro para a próxima temporada. A renovação foi feita com o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, antes de Ronaldo Fenômeno anunciar a compra da SAF (Sociedade Anônima de Futebol).

Legado glorioso

Se os conflitos com a nova administração marcaram o fim do ciclo do goleiro no Cruzeiro, para a torcida, ele sai pela porta da frente – e com mérito incontestável. Atleta que mais vezes defendeu o clube em seus 101 anos de história, Fábio entrou em campo 976 vezes com a camisa celeste. Em 2022, muitos torcedores já estavam ansiosos para comemorar a milésima partida do goleiro.

Em 16 anos de história, o agora ex-capitão ajudou o clube a conquistar sete vezes o Campeonato Mineiro (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019) e três Copas do Brasil (2000, 2017 e 2018), além de levantar duas vezes a taça do Brasileirão (2013 e 2014).

Além dos 12 títulos, Fábio deixa o Cruzeiro com um histórico de 34 pênaltis defendidos e 991 gols sofridos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!