Após sair da prisão, Renan diz que família sofreu ameaças e se muda de Bragança Paulista

renan bragantino jogador
O acidente ocorreu na última sexta-feira, dia 22 de julho (Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

O zagueiro Renan, que se envolveu num acidente que matou um motociclista em Bragança Paulista (SP) na sexta-feira (22), revelou que sua família sofreu ameaças em frente ao condomínio que o jogador residia. Em decorrência disso, os advogados do atleta solicitaram ao foro de Bragança que ele mudasse de cidade.

O Palmeiras e o Bragantino já estão agindo para romper os contratos com o jogador (ele está emprestado pelo Porco ao Massa Bruta). Na seleção brasileira, Renan fez parte do elenco que venceu a Copa do Mundo sub-17 em 2019, e pelo Palmeiras, venceu a Libertadores.

Ameaças

As ameaças recebidas pela família de Renan teriam ocorrido durante a prisão do atleta, que foi liberado da delegacia no sábado (23) sob condição de pagar fiança de cerca de R$ 242 mil e de entregar o passaporte à polícia.

“[Renan] tomou conhecimento, por familiares, de que nessas últimas 24 (vinte e quatro) horas já recebeu ameaças na porta da sua residência, tendo motivos concretos para temer por sua integridade física e de sua família”, diz a petição escrita pelos advogados do zagueiro.

Jogador restringe Instagram

“Inclusive, circulam nas redes sociais comentários ameaçadores e vídeos contendo agressividade contra [ele]”, continua o texto. O jogador tornou sua conta privada no Instagram, removeu a foto e perfil e ocultou todas as suas fotos no feed principal.

Uma garrafa de bebida alcoólica foi encontrada pela polícia próximo ao carro de Renan, e o objeto passará por perícia. Além disso, a defesa de Renan o orientou a não fazer o teste do bafômetro e um exame feito quatro horas após o acidente detectou que o jogador estava sóbrio, sem embriaguez.

Jogador ocultou todas as fotos no Instagram (Reprodução/Instagram/@renanvictor_04)

MP vai analisar

O caso foi enviado ontem (25) ao Ministério Público de Bragança. O MP vai utilizar a investigação policial para considerar em qual crime o jogador será enquadrado na denúncia. Em caso de homicídio culposo, a pena pode ser de cinco a oito anos, porque Renan foi encontrado sem habilitação para dirigir.

Já em caso de homicídio doloso (quando há intenção de matar ou quando se assume o risco de matar), a pena pode ser de até 20 anos.

Liberdade provisória

De acordo com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), no último sábado (23), o atleta de 20 anos tinha 72 horas para pagar a fiança no valor de 200 salários mínimos, equivalente a R$ 242 mil. Ainda de acordo com o tribunal, ele terá que comparecer a todos os atos do processo quando convocado, além de manter endereço atualizado.

O jogador do Bragantino que está emprestado pelo Palmeiras também está proibido “de frequentar bares, prostíbulos e casas de show”, além de ter que entregar o passaporte dele para a Polícia Federal no mesmo prazo de 72 horas. Caso descumpra as medidas, a liberdade provisória pode ser revogada.

Jogador disse que sua família foi ameaçada (Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Acidente e prisão

Renan dirigia pela rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, no bairro Quinta da Baronesa, em Bragança Paulista (SP), quando o acidente ocorreu. O motociclista Eliezer Pena, de 38 anos, foi atingido pelo carro de Renan por volta das 6h40. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Torcedor do Palmeiras, Eliezer deixou esposa e duas filhas.

O caso é investigado pelo 1º Distrito Policial de Bragança Paulista. O jogador do time paulista foi conduzido à cadeia pública de Piracaia (SP), cidade vizinha. Imagens do acidente dão conta que o carro estava na contramão.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!