Veja todos os ganhadores da Bola de Ouro 2022; Benzema vence melhor jogador e Vini Jr. fica em 8º

bola de ouro prêmio
A Bola de Ouro está em sua 66ª edição (Reprodução/Twitter/@francefootball)

Um dos maiores prêmios do futebol mundial, a cerimônia da Bola de Ouro acontece hoje (17) em Paris. O evento da revista “France Football” premiou o francês Karim Benzema, do Real Madrid, como o melhor jogador do mundo na temporada 2021/22.

Além de celebrar o melhor jogador e a melhor jogadora, a revista também concedeu mais cinco premiações: clube do ano, melhor goleiro, maior goleador, atleta mais engajado em causas sociais e melhor jogador sub-21. Nesta matéria, você confere todos os vencedores da Bola de Ouro 2022.

Quem ganhou a Bola de Ouro 2022?

O vencedor da Bola de Ouro 2022 foi o atacante francês Karim Benzema, um dos principais atletas do Real Madrid e multicampeão com a camisa do clube espanhol. Esse foi o sétimo troféu da França na história.

O Top-5 foi completado por Sadio Mané, Kevin De Bruyne, Robert Lewandowski e Mohamed Salah (lista completa abaixo).

Os brasileiros Fabinho e Casemiro aparecem na 14ª e 17ª posições, respectivamente. Durante a cerimônia, foi revelado que Vinicius Jr. ficou em 8º lugar, entre o Top-10. Já o português Cristiano Ronaldo figurou na 20ª posição.

Ranking dos melhores jogadores

Antes do início da cerimônia, por meio das redes sociais, a iniciativa já divulgava a lista de jogadores premiados em ordem decrescente.

Alguns jogadores ficaram empatados tecnicamente na eleição da revista, por isso, a repetição de alguns números. Confira a relação dos 30 melhores jogadores do mundo, segundo a “France Football”:

1 – Karim Benzema (FRA, Real Madrid, atacante)
2 – Sadio Mané (SEN, Bayern de Munique, atacante)
3 – Kevin De Bruyne (BEL, Manchester City, meio-campista)
4 – Robert Lewandowski (POL, Barcelona, atacante)
5 – Mohamed Salah (EGI, Liverpool, atacante)
6 – Kylian Mbappé (FRA, PSG, atacante)
7 – Thibaut Courtois (BEL, Real Madrid, goleiro)
8 – Vinicius Jr. (BRA, Real Madrid, atacante)
9 – Luka Modric (CRO, Real Madrid, meio-campista)
10 – Erling Haaland (NOR, Manchester City, atacante)
11 – Heung-Min Son (COR, Tottenham, atacante)
12 – Riyad Mahrez (ARG, Manchester City, meio-campista)
13 – Sébastien Haller (COS, Borussia Dortmund, atacante)
14 – Fabinho (BRA, Liverpool, volante)
14 – Rafael Leão (POR, Milan, atacante)
16 – Virgil van Dijk (HOL, Liverpool, zagueiro)
17 – Casemiro (BRA, Real Madrid, volante)
17 – Dusan Vlahovic (SER, Juventus, atacante)
17 – Luis Díaz (COL, Liverpool, atacante)
20 – Cristiano Ronaldo (POR, Manchester United, atacante)
21 – Harry Kane (ING, Tottenham, atacante)
22 – Bernardo Silva (POR, Manchester City, meio-campista)
22 – Phil Foden (ING, Manchester City, atacante)
22 – Trent Alexander-Arnold (ING, Liverpool, lateral-direito)
25 – Antonio Rüdiger (ALE, Real Madrid, zagueiro)
25 – Christopher Nkunku (FRA, RB Leipzig, atacante)
25 – Darwin Núñez (URU, Liverpool, atacante)
25 – João Cancelo (POR, Manchester City, lateral)
25 – Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique, volante)
25 – Mike Maignan (FRA, Milan, goleiro)

O clube do ano

A revista “France Football” elegeu o clube do ano e o prêmio ficou com o inglês Manchester City. O time teve seis indicados ao prêmio de melhor atleta, sendo cinco homens e uma mulher. Veja o Top-3 de agremiações escolhidas pela revista francesa:

1 – Manchester City, da Inglaterra
2 – Liverpool, da Inglaterra
3 – Real Madrid, da Espanha

Troféu Yachine

No Troféu Yashin, destinado ao melhor goleiro, dois jogadores da seleção brasileira estiveram no Top-5: Alisson, do Liverpool, ficou em 2º lugar, e Ederson, do Manchester City, em 3º.

O multicampeão Thibaut Courtois, do Real Madrid, ganhou o prêmio de melhor goleiro. Na Champions League de 2021/22, o atleta fez 61 defesas na temporada – sendo nove na grande final, vencida pelo time espanhol contra o inglês Liverpool.

Troféu Gerd Müller

Criado em homenagem a um dos maiores centro-avantes da história do futebol, o troféu premiou o maior goleador da temporada: Robert Lewandowski, atualmente no Barcelona. Na temporada 2021/22, o atleta nascido na Polônia marcou 46 gols em 50 jogos com a camisa do Bayern de Munique.

Ídolo do futebol alemão e mundial, Gerd Müller faleceu em agosto do ano passado, aos 75 anos. O prêmio foi entregue ao jogador do Barça pela viúva e filha do ex-jogador.

Melhor jogadora do mundo

Alexia Putellas, meio-campista do Barcelona, foi eleita a melhor jogadora do mundo pela France Football. A multicampeã com o clube catalão conquistou o prêmio pela segunda vez seguida e se emocionou bastante durante seu discurso.

Prêmio Sócrates

Criado em homenagem ao brasileiro Sócrates, um dos ídolos do Corinthians e da seleção brasileira, o prêmio valoriza atletas envolvidos em ações de cunho social. O vencedor foi o atacante Sadio Mané, que coordena diversos projetos de ajuda às populações do Senegal, seu país de origem.

Raí ‘fez o L’

Irmão de Sócrates, o ex-jogador Raí também mencionou a política brasileira antes da entrega do prêmio. Ao final de sua fala, o paulista sugeriu apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, ato que rapidamente repercutiu nas redes sociais.

“Para isso, podemos pensar também no nosso país, que terá uma decisão importante daqui alguns dias. Nós sabemos muito bem de que lado ele [Sócrates] estaria”, afirmou Raí. Assista:

Troféu Kopa

O vencedor do Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador da categoria sub-21, foi o meio-campista Gavi, do Barcelona. O jovem atleta de 18 anos é um dos principais atletas da equipe espanhola atualmente e integra a seleção espanhola.

Uma curiosidade: Gavi faz parte do seleto grupo de jogadores retratados nas figurinhas raras do álbum da Copa do Mundo de 2022, e está na categoria “Rookies” (novatos).

Ronaldo: ‘Benzema merece’

Na chegada ao evento, o empresário e ex-jogador Ronaldo opinou sobre a possível eleição de Benzema, considerado favorito a vencer a Bola de Ouro.

“Estou bem certo de que Karim [Benzema] vai vencer, ele jogou uma ótima temporada”, iniciou o ganhador das edições de 1997 e 2002 – este último, o ano do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo.

“Claro que eu sinto falta de um camisa 9 vencendo esse prêmio. Nossa posição é muito importante no futebol e Karim expressa isso”, afirmou o atual dono da Cruzeiro SAF. Assista abaixo:

Luva de Pedreiro na Bola de Ouro

Quem também marcou presença no evento é o influenciador Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro. Vestindo um terno verde, ele falou sobre a cerimônia.

“É um momento histórico, graças a Deus. Representar os brasileiros, são os melhores do mundo. Nunca desista de seus sonhos, parceiro, você que tá me assistindo aí. Receba, caraca”, declarou o Luva. Confira:

Tapete vermelho da Bola de Ouro

Confira as chegadas de algumas personalidades no evento:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!