Brasil ou EUA? ‘Quem criou o avião’ se torna mais uma competição nas Olimpíadas 2016

Reprodução/EBC

Mais de um século após a invenção do avião, a histórica discussão sobre o real criador da máquina ainda não teve fim. Alberto Santos Dumont ou os irmãos Wright? A fagulha sobre o debate foi acendida durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Isso porque, no início do evento, uma réplica do 14 Bis – criação de Dumont – voou pelo Maracanã.

A mídia americana ironizou a apresentação da réplica. Durante a transmissão, um apresentador da NBC perguntou aos colegas comentaristas: “Se a gente perguntar quem inventou o avião, o que você vai dizer?”. ‘Os Wright’, responderam todos em conjunto. “Ok, temos um problema, porque os brasileiros não acreditam nisso”, concluiu o apresentador.

O repórter Victor Mather, do ‘New York Times’, também comentou a queda de braço histórica. “Os fãs dos irmãos Wright podem não gostar, mas há aqueles que questionam sua reivindicação de terem sido os primeiros a voar. Não há disputa em dizer que Santos Dumont foi um pioneiro no balão e voou o primeiro avião na Europa, três anos depois de Kitty Hawk [cidade americana onde os Wright teriam posto sua aeronave no ar].”

Redes Sociais


Assim que o 14 Bis apareceu nas telas mundiais, o assunto subiu aos ‘Trending Topics’ do Twitter. Os norte-americanos não concordaram com a apresentação da réplica.

“Os organizadores dos #JogosOlímpicos deviam se demitir pela mentira do primeiro voo. Os problemas do Rio vão expor a fraude deles”, disse um usuário. Outro ironizou: “Então, o Brasil acha que inventou o avião? Os irmãos Wright estão olhando para baixo agora e rindo”.

Já os brasileiros, sempre bem humorado, comentaram com piadas as reações dos norte-americanos.

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!