Torcedores da Tunísia atiram bananas em jogadores do Brasil e web repudia racismo: ‘Nojentos’

brasil tunísia banana campo
O ato de racismo ocorreu após o segundo gol brasileiro (Reprodução/Twitter/@bellexcosta + Lucas Figueiredo/CBF)

A seleção brasileira vem enfrentando um clima hostil durante o amistoso de hoje (27) contra a Tunísia, no Parque dos Príncipes, em Paris. Alguns torcedores adversários proferiram vaias, utilizaram lasers e até mesmo jogaram bananas nos jogadores brasileiros após o gol de Richarlison.

Nas redes sociais, os internautas brasileiros criticaram o ato de racismo, apontaram outras atitudes violentas da seleção tunisiana em campo e torceram por mais gols do Brasil.

Só no 1º tempo da partida, a Seleção Canarinho balançou as redes quatro vezes com Raphinha (2x), Richarlison e Neymar, e sofreu um gol.

Racismo durante Brasil x Tunísia

Na marca dos 19 minutos do 1T, quando a partida estava 1 a 1, Richarlison colocou o Brasil de volta à frente no placar. Durante a comemoração do atacante junto aos companheiros, os atletas brasileiros foram alvo de racismo quando bananas foram arremessadas no gramado.

O momento foi flagrado por câmeras de transmissão e por pessoas presentes no estádio:

Ação contra o racismo

Antes do jogo, a seleção brasileira entrou em campo com uma faixa feita pela CBF em parceria com o banco Itaú, patrocinador da equipe nacional.

“Sem nossos jogadores negros, não teríamos estrelas na nossa camisa. A Seleção Brasileira é contra o racismo”, diz a faixa exibida pelos atletas.

A CBF compartilhou uma postagem do banco e repudiou a atitude da torcida da Tunísia. “Lamentavelmente, após a ação, uma banana foi atirada no gramado em direção a Richarlison, autor do segundo gol brasileiro”, escreveu.

Na publicação, a entidade máxima do futebol brasileiro também reforçou sua posição de combate ao racismo. Confira:

‘Péssimos’

Nas redes sociais, o momento repercutiu rapidamente e foi criticado por diversos brasileiros. Além do ato de racismo, os internautas também falaram sobre outras atitudes hostis dos torcedores presentes no estádio francês.

“Torcida da Tunísia: Vaiou o hino nacional do Brasil, jogou banana no campo, usou lasers pra atrapalhar, e tudo isso para ver o time tomando uma goleada”, escreveu um usuário. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!