Briga entre torcidas de Cruzeiro e Atlético deixa dois baleados e mobiliza PM na região Leste de BH

briga atletico cruzeiro
Homens foram atendidos na UPA Leste após a confusão (Reprodução/Redes Sociais)

Em dia de clássico, torcedores do Atlético e do Cruzeiro mais uma vez se envolveram em confusão generalizada nas ruas de Belo Horizonte. Horas antes do confronto no gramado, que acontece às 18h deste domingo (6), alguns homens já participavam em atos violentos, com pedras e pedaços de pau. Na região Leste, dois foram baleados e precisaram receber atendimento médico.

Nas redes sociais, alguns vídeos mostram a correria e os ataques entre as torcidas. A Polícia Militar confirmou ao BHAZ que houveram vários chamados para a região Leste da cidade no início deste domingo. No fim da tarde, a corporação confirmou a morte de um torcedor (veja abaixo).

Nos vídeos, é possível ver que foguetes e pedras são usados como armas. Em uma das gravações feitas por moradores, um torcedor aparece caído ao chão, enquanto é socorrido por outros. Atenção: O BHAZ alerta que as imagens são fortes e podem ser perturbadoras.

Estado grave

Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma das vítimas chegou a sofrer uma parada cardíaca após o confronto. O torcedor foi reanimado por uma equipe da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leste e encaminhado ao Hospital João XXIII. No fim da tarde, a corporação confirmou a morte dele.

Uma segunda vítima, atingida por disparo no ombro, ainda está na UPA. Pelas redes sociais, torcedores relatam que o conflito é concentrado entre membros de torcidas organizadas. As ocorrências ainda estão em andamento, conforme a PM, e os clubes, até o momento, não se manifestaram sobre o episódio.

Clássico da Paz

Com a antecipação pela partida, ambos os clubes haviam sugerido que o jogo deste domingo seria o “Clássico da Paz”. Em conversa com a Rádio Itatiaia, Ronaldo Nazário, sócio do Cruzeiro, disse que no dia do jogo almoçaria com Rafael Menin, investidor do Atlético.

Pelas redes sociais, a torcida organizada Galoucura fez uma publicação pedindo que os torcedores mantivessem a paz no dia do jogo. O grupo inclusive relembrou as punições aplicáveis aos times cujas torcidas instigarem atos violentos.

A nota da Galoucura foi compartilhada pelo perfil oficial do Atlético no fim desta manhã. “Este será o Clássico da Paz”, escreveu o clube.

Edição: Giovanna Fávero
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!