Campeonato adiado e ‘surtos’ em clubes: Avanço da Covid ameaça futebol na Europa

liverpool e juventus, inglaterra e itália na europa
Liverpool, da Inglaterra, e Juventus, da Itália, são alguns clubes com surto de Covid-19 na Europa (Reprodução/Instagram/@liverpoolfc + Reprodução/Instagram/@juventus)

Neste começo de ano, sobretudo após festas de Natal e Ano-Novo, a pandemia de Covid-19 dá sinais que ainda está longe de terminar. O futebol também está sujeito às novas restrições que precisam ser impostas para conter o avanço da doença na Europa, por exemplo.

Enquanto a volta do Campeonato Italiano está ameaçada em função dos 87 novos casos nos clubes da Série A, o primeiro jogo da semifinal da Copa da Liga Inglesa precisou ser adiado por causa do surto de Covid-19 no Liverpool. O próprio clube solicitou a mudança de data.

Inglaterra

Diante do aumento de casos da doença no time dos “Reds”, a partida contra o Arsenal, que seria disputada amanhã (6), foi adiada em uma semana, para o dia 13. O jogo da volta deve ocorrer no dia 20 de janeiro.

“Nosso confronto da semifinal da Copa Carabao com o Arsenal na quinta-feira foi adiado. Gostaríamos de deixar registrado o nosso agradecimento à EFL e ao Arsenal pela compreensão, bem como aos torcedores de ambos os clubes, à medida que continuamos a navegar neste período desafiador”, publicou o Liverpool nas redes sociais.

Segundo a nota oficial divulgada pelo clube, “o surto deixou o Liverpool sem um número suficiente de jogadores e funcionários para cumprir a competição como originalmente programado”. O time também ressaltou que os ingressos já comprados pelos torcedores permanecem válidos para a nova data.

Itália

Já a volta do Campeonato Italiano após a paralisação de fim de ano pode não acontecer na data planejada. Desde o início desta semana, 87 novos casos foram notificados nos clubes da Série A, incluindo jogadores e membros das comissões técnicas. Dos 10 jogos marcados para amanhã (6) pela 20ª rodada, metade corre risco de adiamento pelas autoridades de saúde local, que analisam a situação com cautela.

Até o momento, as equipes de futebol Napoli, Salernitada, Juventus, Udinese, Verona e Torino possuem jogadores e membros de comissões com Covid-19, o que preocupa as autoridades da Europa.

Por enquanto, a liga italiana não alterou o calendário e as partidas seguem na data original. Os duelos mais prováveis de adiamento são: Juventus x Napoli, Spezia x Verona, Veneza x Salernitana, Fiorentina x Udinese e Atalanta x Torino.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!