CBF libera volta de público visitante aos estádios e torcedores comemoram

torcida
Medida já vale para os próximos jogos dos clubes brasileiros (Pedro Souza/Atlético + Bruno Haddad/Cruzeiro)

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) voltou a permitir a presença de público visitante nos estádios que já estão recebendo torcida em competições da confederação. A medida faz parte da atualização do Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios em competições CBF, divulgado ontem (18).

A entidade também preparou uma Diretriz Técnica com novidades sobre a entrada de campo das equipes, utilização de mascotes e iniciativas de marketing. A presença do público visitante será condicionada às regras que já estão em vigor para garantir a adoção de medidas de segurança contra a Covid-19.

Isso significa, por exemplo, que em partidas de ida e volta (mata-mata), “será permitida a diferença máxima de 15% das respectivas capacidades, prevalecendo a condição liberada do estádio com menor quantitativo”, conforme explica o documento (veja detalhes abaixo).

A deliberação prevê ainda que a quantidade de ingressos disponibilizada para a torcida visitante deve respeitar o limite de público autorizado na data do jogo. Ou seja, se o estádio tem permissão das autoridades sanitárias municipais para funcionar com apenas 40% do público, o cálculo dos ingressos reservados aos visitantes deve ser feito com base nesse número.

‘Partiu Maraca’

A torcida atleticana se animou com a liberação da CBF, já que o confronto com o Flamengo, adversário direto na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, será no sábado que vem (30), no Maracanã (RJ). A partida irá abarcar as novas regras estipuladas pela Confederação.

‘Torcida infiltrada’

Mesmo antes da liberação do público visitante pela CBF, alguns torcedores “deram um jeitinho” de acompanhar seus clubes, mesmo longe do estádio do time do coração. Foi o caso de parte da torcida do Galo no último jogo contra o Atlético-GO, que terminou em derrota mineira por 2 a 1: sobretudo após o gol do Galo, foi possível perceber muitos torcedores “infiltrados” utilizando camisas neutras no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

A polícia orientou a torcida do Galo a sair mais cedo do estádio, para evitar quaisquer transtornos. De agora em diante, como os torcedores visitantes serão destinados a um setor específico, esse tipo de ato deve ser dificultado.

Saiba as mudanças

Leia um trecho com as algumas das principais medidas divulgadas pela CBF:

b. Especificamente em fases eliminatórias das competições, para equilíbrio dos
confrontos e condições:

1) Em partidas ida e volta (mata-mata), será permitida a diferença máxima de
15% das respectivas capacidades, prevalecendo a condição liberada do
estádio com menor quantitativo.

2) Em partidas ida e volta (mata-mata), no caso de um dos clubes envolvidos não
ter autorização pelo órgão sanitário local para receber público no estádio, ambas as partidas não terão público.

f. 3) A carga de ingressos disponibilizada à torcida visitante deve respeitar o Art. 87 do RGC 2021, mesmo com capacidade reduzida do estádio, sendo o cálculo
feito em cima da capacidade permitida para operar no estádio.

Exemplo: caso o estádio tenho 40% da capacidade liberada pelas autoridades sanitárias e de segurança, e o clube visitante faça a reserva de 10% dos ingressos no prazo e no formato dispostos no RGC, a torcida visitante poderá 4% dos ingressos (10% da capacidade de 40%);

h. A adoção e cumprimento deste Protocolo, bem como todas as medidas de caráter administrativo, logístico, operacional e de segurança serão de responsabilidade do clube mandante.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!