Conmebol rejeita pedido do Galo para anular gol do Palmeiras e web zoa

Lance em que o jogador do Palmeiras invade o campo e jogadores disputando a bola
Galo pediu anulação do gol e Conmebol negou (Reprodução/SBT + Pedro Souza/Atlético/Divulgação)

A Comissão Disciplinar da Conmebol rejeitou a solicitação formal do Atlético para anular o gol do Palmeiras ou remarcar o segundo jogo da semifinal da Libertadores, ocorrido na última quarta-feira no Mineirão, no qual o time paulista foi classificado para a final da competição. A partida terminou em 1 a 1 e o Porco eliminou o Galo pela regra do gol marcado fora de casa, já que o jogo de ida em São Paulo havia sido 0 a 0.

A reclamação do Galo

O protesto atleticano se deve ao fato do jogador palmeirense Deyverson, que estava no banco de reservas, ter invadido o campo durante a jogada do gol de empate do clube, marcado por Dudu. Segundo o áudio do VAR divulgado pela Conmebol no dia seguinte ao jogo, o árbitro foi orientado a advertir Deyverson com o cartão amarelo, e não anular o gol.

O Galo entendeu que o atleta interferiu na jogada e enviou o recurso à Conmebol na última sexta-feira (1), sugerindo duas alternativas: a anulação do gol, oficializando a vitória atleticana 1 a 0 – o que resultaria na classificação mineira à final da Libertadores -, ou a remarcação da data do jogo de volta.

O clube obteve o retorno negativo nesta terça-feira (5) e pode recorrer em até 24h – mas para isso, precisará desembolsar 3 mil dólares. O departamento jurídico da equipe ainda não tomou uma decisão.

Repercussão

Nas redes sociais, páginas de humor e torcedores rivais não perdoaram a negativa da Conmebol ao Galo: Alguns falaram em “bi eliminação”, se referindo às esferas esportivas e jurídicas.

Em contrapartida, os atleticanos se dividiram: alguns nunca nutriram esperanças na anulação do jogo, enquanto outros querem que o Galo vá adiante no processo.

O Palmeiras decide o título da Libertadores 2021 contra o Flamengo em jogo único no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!