Copa do Brasil: América supera Botafogo e garante três gols de vantagem

américa botafogo copa do brasil
O América fez uma ótima partida contra o Botafogo (Mourão Panda/América)

No primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, o América foi bastante superior ao Botafogo, aproveitou melhor as oportunidades e venceu o time carioca por 3 a 0. Com gols marcados por Wellington Paulista, Danilo Avelar e Alê, o duelo de ida ocorreu nesta noite de quinta-feira (30) no Independência, em Belo Horizonte.

A vitória veio em um bom momento e pode ajudar a recuperar a confiança: afinal, a equipe não venceu os últimos cinco jogos no Brasileirão. Os times decidem quem fica com a vaga nas quartas de final apenas no dia 14 de julho, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

‘Lei do Ex’!

Logo no início do jogo, o América começou com tudo e saiu na frente no duelo. Aos 5 minutos, Patric cruzou na cabeça de Wellington Paulista, ex-jogador do Botafogo, e o artilheiro mandou para as redes: 1 a 0 no Indepa.

Aos 11 do 1T, ele chegou a marcar mais um gol, mas foi assinalado o impedimento de maneira correta pela arbittragem.

Trave amiga

O Botafogo conseguiu responder com bons chutes, mas para o alívio americano, a trave agiu nos lances. Na marca dos 20, Matheus Nascimento mandou de carrinho e a bola foi no poste. Apenas dois minutos depois, o mesmo botafoguense chutou uma bomba que também explodiu na trave.

Detalhe: entre esses lances, aos 21, o Coelho teve a chance de ampliar com a tentativa de Pedrinho cara a cara com Gatito, mas ele salvou!

Coelho amplia

Mesmo assim, o time visitante não conseguia engrenar outras chances, enquanto o América tinha mais eficiência. Tanto que aos 34 do 1T, o time de Mancini ampliou a vantagem. Após escanteio cobrado por Patric, Danilo Avelar cabeceou direto para o gol.

Por pouco, não veio o terceiro aos 42 com o chute de Pedrinho, mas Gatito interferiu. Na volta para o 2T, o time mineiro perdeu uma chance incrível aos 6. A bola caiu em Lucas Kal na pequena área após a cabeçada de Paulista, mas ele isolou.

Tava demais!

Na marca dos 13, o time alviverde fez um contra-ataque mortal e garantiu mais um gol importante no duelo pelas quartas de final. Após o lançamento na área, Alê mandou de primeira e a bola encontrou as redes: 3 a 0.

O Botafogo tentou não se entregar e foi em busca de gols. Aos 26, o chute de Diego Gonçalves tirou tinta da trave. Após dois minutos, o mesmo atleta cruzou e Jefinho mandou para fora, frente a frente com o gol.

Depois, o América continuou administrando a importante vantagem até o fim e saiu vitorioso, com mais tranquilidade para o jogo de volta.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!