Cruzeiro anuncia desligamento de Luxemburgo ‘para adequar as contas’; nova equipe será divulgada

vanderlei luxemburgo
Técnico havia renovado até 2023 com o presidente do clube antes da compra da SAF (Bruno Haddad/Cruzeiro)

O Cruzeiro acaba de anunciar, nesta terça-feira (28), que o técnico Vanderlei Luxemburgo foi desligado do clube e não estará no comando do time em 2022. Além de Luxemburgo, a Raposa também afastou toda a comissão técnica e confirmou que outros desligamentos estão em curso no departamento de futebol.

“Para adequar as contas à realidade orçamentária do clube, a diretoria foi orientada a não renovar com a atual comissão técnica. A nova equipe será anunciada nos próximos dias”, anunciou o Cruzeiro por meio das redes sociais. Além de Luxemburgo, também foram desligados Antônio Mello, Maurício Copertino e Ricardo Rocha – preparador físico, auxiliar e diretor técnico, respectivamente.

No post, o clube justifica que “desde a instauração de auditoria interna, o Comitê de Transição analisa todas as operações, procedimentos e contratos vigentes a fim de desenvolver uma gestão eficiente” da SAF (Sociedade Anônima do Futebol).

“Em paralelo, outros desligamentos no departamento de futebol estão em curso. O Cruzeiro agradece imensamente a todos os profissionais pelos serviços prestados”, concluiu o clube celeste.

Cortes de verba

Desde que Ronaldo Fenômeno anunciou a compra da SAF do Cruzeiro, surgiram especulações sobre o futuro de Luxemburgo e demais profissionais do clube. Isso porque, conforme divulgado pela ESPN, a Raposa adotou uma “nova política salarial” que consiste na redução da folha do setor de futebol em dois terços do valor atual – com rescisão contratual para aqueles que não aprovarem o modelo.

A “revisão” da folha de pagamento do clube inclui todos os contratos – inclusive os dos nomes anunciados como reforços para a próxima temporada. O objetivo da nova política é cortar mais de 60% da folha salarial atual, que inclui contratos descritos pela nova gestão como “impagáveis e irresponsáveis”, conforme revelou a ESPN.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!