Cruzeiro lança livro atualizado sobre sua história centenária e fará entregas em escolas públicas de BH

livro centenário cruzeiro
Inicialmente, o livro não será comercializado (Divulgação/Cruzeiro)

Foi lançado hoje (27) o livro “De Palestra a Cruzeiro – Edição Centenário”, que representa um documento definitivo para o clube. Resultado de uma pesquisa de quase dois anos, a obra é uma releitura atualizada do livro homônimo lançado em 2000. Ele foi escrito por Plínio Barreto, jornalista e pesquisador da história palestrina e cruzeirense, em parceria com o filho Luiz Otávio Trópia Barreto, que também participou da edição de 2022.

Neste ano, é celebrado o centenário de nascimento de Plínio. O jornalista faleceu há pouco mais de seis anos, em decorrência de um tumor ósseo maligno.

O livro

A produção e escrita do livro reuniu cerca de 20 profissionais, sendo historiadores, jornalistas, fotógrafos, produtores e designers. Segundo informado pelo clube celeste, a obra conta com “documentos, crônicas de Plínio Barreto, fotografias exclusivas dos acervos do Cruzeiro, dos Diários Associados e de diversas famílias de sócios, dirigentes e ex-jogadores do clube”.

Ao longo de 270 páginas, o período histórico abarcado pela narrativa vai desde o início da cidade de Belo Horizonte, até a criação da SAF Cruzeiro, no ano passado. Foi detalhada e apresentada a história da Società Sportiva Palestra Italia, clube de origem operária e popular que se transformou no Cruzeiro Esporte Clube.

Terá venda?

Por enquanto, a primeira tiragem de exemplares do livro “De Palestra a Cruzeiro – Edição Centenária” não será comercializada para o público geral. O clube detalhou que parte das impressões representam uma contrapartida socioeducativa.

De maneira gratuita, os livros serão distribuídos para escolas da rede pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O Cruzeiro também informou que a partir desta semana, a entrega dos livros em algumas instituições de ensino será feita por jogadores do atual elenco, além de ex-jogadores e autores da obra.

Essa atitude relembra um conhecido costume do Cruzeiro entre as décadas de 1960 e 1970. Na época, o ex-presidente Felício Brandi instituiu um programa de distribuição de material escolar nas escolas de BH, com os jogadores sendo os responsáveis pelas entregas aos estudantes. Relembre a atitude com o relato de Procópio Cardozo, ex-zagueiro e multicampeão com a camisa do clube estrelado:

‘Fizemos questão’

Sérgio Santos Rodrigues, o presidente do Cruzeiro, comemorou o lançamento. “O livro encerra as ações do Centenário e lançamos agora pois fizemos questão de trazer em suas páginas a nossa transformação em Sociedade Anônima do Futebol”, explicou.

“Registramos os nossos 100 anos, e agora a continuação dessa linda história, em campo, está com Ronaldo e sua equipe. Certamente grandes feitos acontecerão”, projetou o presidente.

Luiz Otávio Barreto, um dos autores e filho de Plínio, se emocionou com a nova obra: “É uma alegria imensa ver a obra lançada há 22 anos recebendo essa releitura. Tenho certeza que seria uma satisfação também para meu pai (Plínio Barreto). Muito orgulho por termos o ‘De Palestra a Cruzeiro’ novamente como livro oficial da história do clube, em um trabalho longo feito por uma equipe de craques”.

Créditos

Além de Luiz Otávio Trópia Barreto, assinam o livro os jornalistas Alexandre Horta, Marco Astoni e Gustavo Nolasco, que também foi responsável pela edição e o prefácio. 

A obra foi realizada pelos Institutos Palestra Itália e Morada Vivas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O livro recebeu o patrocínio de empresas, torcedores e o apoio dos Diários Associados.

Com Cruzeiro

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!