Cuca deixa comando do Atlético por ‘problemas pessoais’ e torcedores pedem Jorge Jesus

cuca
Pelas redes sociais, a notícia surpreendeu os torcedores que agora especulam quem deve assumir o cargo para a próxima temporada (Pedro Souza/Atlético)

Atualização às 13:00 do dia 28/12/2021 : Esta matéria foi atualizada para acrescentar a nota oficial do Atlético sobre a saída do Cuca.

Depois de um ano histórico no comando do Atlético, o técnico Cuca não vai mais estar à frente do clube em 2022. Durante reunião realizada na tarde de ontem (27) com a diretoria, o profissional que realizou o sonho do bicampeonato alvinegro comunicou seu desligamento alegando “problemas familiares”. As informações são da Rádio Itatiaia. Na tarde de hoje (28), o clube confirmou a saída de Cuca e disse, em nota, ter tentado convencê-lo a ficar (veja abaixo).

“Na festa do título do campeonato brasileiro, Cuca me disse, na casa dele, que não ficaria. Deu os seus motivos, que por óbvio serão respeitados aqui. Eu não acreditei quando ele falou. Melhor de todos os tempos! Obrigado, Cuca”, escreveu no Twitter o ex-diretor de comunicação do Atlético, Domênico Bhering.

O contrato de Cuca se encerraria em dezembro de 2022. Pelas redes sociais, a notícia surpreendeu os torcedores que agora especulam quem deve assumir o cargo para a próxima temporada. Até o momento, o nome mais cotado é o do português Jorge Jesus, que anunciou sua saída do Benfica nesta terça-feira (28).

Histórico vitorioso – e polêmico

As passagens de Cuca pelo Atlético não poderiam ser mais vitoriosas. Quando comandou o clube de 2011 até 2013, o técnico garantiu ao Atlético dois campeonatos mineiros e o título inédito da Copa Libertadores da América.

Neste ano, o time comandado pelo Cuca conquistou o Campeonato Mineiro e dois bicampeonatos: um da Copa do Brasil e outro do Brasileirão. “Obrigado por tudo Cuca, você é o maior técnico da história do Atlético Mineiro”, escreveu um torcedor no Twitter.

Agora, grande parte dos torcedores espera que o técnico Jorge Jesus seja o escolhido para dar sequência ao trabalho de Cuca. “Quero o Jorge Jesus no Atlético por dois motivos: 1) muito acima da média no futebol brasileiro, faria esse elenco do Galo jogar o melhor futebol da história. 2) iria me DELICIAR no choro dos flamenguistas”, disse outro atleticano.

Cotado para assumir o comando do Corinthians no ano que vem, alguns torcedores também relembraram a condenação de Cuca por ter participação no estupro coletivo de uma menina de 13 anos, na Suíça, em 1987, quando ainda era jogador do Grêmio. Veja um pouco da repercussão:

Nota do Atlético, na íntegra

“O Atlético anuncia que Cuca não é mais treinador do Clube. A saída foi uma decisão pessoal do treinador, depois de reunião virtual ocorrida no final da tarde desta segunda-feira, 27 de dezembro.

No encontro, do qual participaram o diretor de futebol Rodrigo Caetano; o presidente Sérgio Coelho; e os 4 R’s (Rubens e Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador), o agora ex-treinador alvinegro anunciou a decisão de distratar seu contrato com o Galo, cujo vencimento somente se daria no final de dezembro de 2022.

Cuca alegou motivos pessoais, de ordem familiar, e disse que sua decisão era irretratável, apesar das seguidas tentativas dos dirigentes em demovê-lo e buscar um caminho no qual fosse possível conciliar as questões particulares com o trabalho.

O treinador também afirmou, na mesma reunião, que não iria trabalhar em nenhum outro clube em 2022, para se dedicar unicamente às questões familiares.

O Galo contava com o treinador no seu planejamento para o próximo ano e lamenta a decisão, embora compreenda os motivos alegados. Em nome de toda a diretoria, funcionários e atletas, o Clube agradece pelos serviços prestados e conquistas alcançadas, desejando-lhe sucesso no desenlace de suas questões particulares”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!