Arbitragem: Vuaden para e se torna dirigente; na Turquia, agressão paralisa campeonato

Arbitragem: Vuaden para e se torna dirigente; na Turquia, agressão paralisa campeonato

Publicado em | Atualizado em
os 48 anos, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden se aposentou do apito, depois de 26 anos de atuação (César Greco/ Ag.Palmeiras/Divulgação)

Arbitragem sempre foi problema no mundo inteiro e continua sendo. Nem o VAR deu jeito! Ninguém quer perder e normalmente quem perde transfere a culpa para apitadores e auxiliares, com ou sem razão.

Aos 48 anos, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden se aposentou do apito, depois de 26 anos de atuação, oito deles nos quadros da FIFA. Era um bom árbitro, envolvido em muitas polêmicas, porque faz parte da atividade. Certamente já desagradou a torcedores de todos os times por algum erro ou suposto erro. Inclusive atleticanos, cruzeirenses e americanos já o xingaram muito.

Mas não aprontou lambanças suficientes a ponto de ser chamado pela Globo para ser comentarista de arbitragem e gerar audiência.

Apitou as finais do Campeonato Mineiro de 2012 (Atlético 3 x 0 América) e 2013 (Atlético bicampeão, mesmo perdendo de 2 a 1 para o Cruzeiro). Foi eleito o melhor apitador do Brasileiro de 2011 e 2020.

Convidado pela Federação Gaúcha para assumir o comando da arbitragem do Rio Grande do Sul. já está trabalhando. Sua última atuação foi no Fortaleza 2 x 1 Santos, que rebaixou o Peixe, na Vila Belmiro.

Vuaden apitou as finais do campeonato mineiro de 2012 e 2013
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Enquanto isso, na Turquia, ontem, uma cena chocante, que está rodando o mundo. Depois do jogo Ankaragucu x Rizespor em Ancara, o árbitro Halil Umut Meler tomou um soco no rosto, do presidente do Ankaragucu Faruk Koca. Caiu e foi chutado por aliados do cartola. Foi parar num hospital.

Menos mal que o país se revoltou com a situação e até o presidente da república, Recep Tayyip Erdogan se pronunciou: “Condeno o ataque contra Halil Umut Meler (…) Nunca permitiremos que a violência interfira no esporte turco”.

A polícia prendeu os agressores, inclusive o presidente do Ankaragucu. E a Federação turca paralisou o campeonato por tempo indeterminado.

No twitter do jornal espanhol Marca, a cena lamentável:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!