Eriksen volta a treinar após 173 dias de parada cardíaca na Eurocopa: ‘Coração valente’

christian eriksen
Eriksen treinando pela seleção da Dinamarca durante a Eurocopa, e no hospital após ser atendido pelos médicos (Reprodução/Instagram/@chriseriksen8)

O jogador dinamarquês Christian Eriksen, que atua como meio-campista, voltou a treinar com bola em campo após 173 dias do sofrimento de uma parada cardíaca durante o jogo da Eurocopa contra a Finlândia, em junho deste ano. O treino ocorreu em um dos campos do time Odense Boldklub, de seu país de origem. A informação foi dada ontem (2) por um porta-voz do clube.

‘Por conta própria’

Segundo o funcionário do Odense Boldklub, o jogador fez questão de contatar o time. “Eriksen nos procurou, ele está treinando por conta própria agora. É natural para ele, já que ele jogou aqui na juventude e mora na esquina. Estamos muito felizes de poder oferecer instalações de treinamento para ele”, afirmou o porta-voz. Christian Eriksen fez parte do elenco do clube entre 2005 e 2008, e depois, foi contratado pelo Ajax, da Holanda.

Impedido de atuar

O jogador dinamarquês não conseguirá mais atuar pelo seu clube atual, a Inter de Milão. Esse impedimento acontece porque a autoridade médica italiana segue uma regra que proíbe o uso do cardioversor desfibrilador que foi implantado no atleta. Como a liga dinamarquesa permite o aparelho nos jogadores, Eriksen tem condições de atuar em seu país. Na Holanda e na Inglaterra, o uso do cardioversor desfibrilador também é permitido.

‘Coração valente’

Nas redes sociais, fãs de futebol comemoraram a volta de Eriksen aos treinos. “Eriksen coração valente”, escreveu um usuário. “Joga muito, que fique 100% logo”, torceu outro. Confira alguns comentários:

Relembre o caso

Em junho, o jogador de 29 anos desmaiou durante um jogo da Eurocopa. A partida entre Dinamarca e Finlândia acontecia em Copenhagen, e teve que ser suspensa. Imagens mostram o momento do desmaio, em que o atleta cai livremente no chão, desacordado, e os médicos tentam reanimá-lo.

Ele havia recebido a bola após uma cobrança de lateral quando desabou sozinho, causando prontamente o desespero dos atletas e torcedores presentes em Copenhagen. Nas arquibancadas, muitos ficaram de costas para não ver a cena. Depois de mais de dez minutos de atendimento médico no gramado, ele foi retirado de maca usando um balão de oxigênio, e teve sua vida salva. No hospital, ele foi atendido com urgência. Dois dias após a parada cardíaca, Eriksen postou uma foto em seu Instagram comunicando que se sentia bem.

Edição: Vitor Fernandes
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!