Lenda do tênis, Roger Federer anuncia aposentadoria aos 41 anos

federer tenista
O suíço Roger Federer conquistou mais de 100 títulos na carreira (Reprodução/Instagram/@rogerfederer)

O suíço Roger Federer anunciou hoje (15), aos 41 anos, a sua aposentadoria do tênis profissional. Ele não jogará mais os torneios da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), principal circuito mundial da modalidade.

Por meio de texto e vídeo divulgados nas redes sociais, Federer comunicou o encerramento da carreira de 24 anos. Seu último torneio oficial será a Laver Cup, que ocorre em Londres nos próximos dias 23 a 25 de setembro.

Ao longo da carreira, Federer conquistou mais de 100 títulos, sendo 20 em Grand Slams, que representam os quatro principais torneios da modalidade: Wimbledon, Australian Open, US Open e Roland Garros. Considerado um dos maiores tenistas da história, o suíço reúne uma legião de fãs.

Federer agradece às pessoas

No texto de despedida, o suíço se dirigiu à sua “família do tênis e além” e iniciou seus agradecimentos. “De todas as coisas boas que o tênis me deu, sem dúvida a melhor delas foram as pessoas que conheci: amigos, adversários e, mais importante de tudo, todos os fãs que dão vida a esse esporte. Hoje, gostaria de compartilhar uma novidade com todos vocês”, iniciou.

‘Lesões e cirurgias’

Além disso, o agora ex-atleta relatou as dificuldades físicas que vem enfrentando. “Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios na forma de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à minha plena forma competitiva, mas também sei das capacidades e dos limites do meu corpo, e sua mensagem para recentemente tem sido clara”, escreveu.

“Tenho 41 anos. Já disputei mais de 1.500 partidas ao longo de 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo do que eu poderia ter sonhado, e agora devo reconhecer a hora de encerrar minha carreira competitiva”, continuou.

Último torneio de Federer: Laver Cup

O vencedor de 103 títulos na carreira também garantiu presença na Laver Cup em Londres, seu último torneio oficial da ATP. O campeonato está marcado para os dias 23 a 25 de setembro. “Eu jogarei mais tênis no futuro, com certeza, mas não em Grand Slams”, adiantou.

A Laver Cup é um evento organizado pela promotora de Federer, que vai promover partidas de tenistas de países europeus contra jogadores de outras nações.

“Essa é uma decisão doce, porque vou sentir falta de tudo que o Circuito Mundial me deu. Mas ao mesmo tempo, há muito a celebrar. Eu me considero uma das pessoas mais afortunadas da Terra. Recebi um talento especial para jogar tênis, e fiz isso em um nível que nunca imaginei, por muito mais tempo que eu jamais pensei ser possível”, escreveu Federer no comunicado oficial.

‘Eu te amo’

Ao longo do texto que emocionou milhões de fãs, Federer teceu mais agradecimentos e fez um panorama sobre sua carreira de 24 anos e seus mais de 1.500 jogos oficiais. “Então, eu queria agradecer a todos vocês do fundo do meu coração, a todas as pessoas ao redor do mundo que me ajudaram a realizar os sonhos de um jovem suíço jogador de tênis”, resumiu.

“Finalmente, para o jogo de tênis: Eu te amo e nunca te deixarei”, finalizou Roger Federer. Confira o texto completo aqui.

O suíço fez história no tênis (Reprodução/Instagram/@rogerfederer)

Carreira de Federer

O suíço de 41 anos ocupou o posto de número 1 do mundo no ranking da ATP por 310 semanas, entre 2014 e 2018. Em 1.526 partidas oficiais, ele somou impressionantes 1.251 vitórias, com 82% de aproveitamento.

Entre os 20 Grand Slams vencidos por Federer, são oito conquistas em Wimbledon (2003-2007, 2009, 2012 e 2017), seis no Australian Open (2004, 2006, 2007, 2010, 2017 e 2018), cinco no US Open (2004-2008) e uma em Roland Garros (2009).

Homenagens de amigos tenistas

Após a notícia, o suíço vem recebendo diversas homenagens de amigos tenistas. “Por agora, eu realmente te desejo toda a felicidade com a sua esposa Mirka e seus filhos. Te vejo em Londres”, escreveu o espanhol Rafael Nadal, atualmente número 3 do mundo.

O também espanhol Carlos Alcaraz, de 19 anos, é o primeiro do ranking da ATP e também agraciou Federer. A tunisiana Ons Jabeur, segunda melhor da lista feminina, agradeceu o suíço por tudo que ele fez para o esporte. Confira as mensagens:

(Reprodução/Instagram/@onsjabeur)

‘Uma lenda’

Nas redes sociais, o anúncio de Federer emocionou os fãs ao redor do mundo, inclusive os brasileiros. “Todo mundo sabia que estava chegando a hora, mas eu preferia não acreditar. Tênis nunca mais será o mesmo”, previu um internauta.

“O maior da história merece todas as homenagens”, postou outro. Leia alguns comentários:

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!