Formiga é a primeira mulher homenageada na Calçada da Fama do Mineirão

formiga mineirão
A jogadora é recordista em partidas com a camisa da Seleção Brasileira (Divulgação/Mineirão)

A jogadora Formiga fez história mais uma vez e foi a primeira mulher a ter os pés imortalizados na Calçada da Fama do Mineirão, em Belo Horizonte. A cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira (15) e também contou com homenagens dos três principais times de Minas, América, Atlético e Cruzeiro.

A atleta Miraildes Maciel Mota, que atualmente defende o São Paulo, soma 234 partidas com a camisa da seleção brasileira. Entre homens e mulheres, Formiga é a jogadora com mais atuações na história da equipe nacional.

Camisas

A jogadora do São Paulo também recebeu presentes especiais dos três grandes clubes da capital, América, Atlético e Cruzeiro. As capitãs dos times femininos entregaram à atleta camisas personalizadas com o número 8, que ela utilizou durante a maioria da carreira. Veja fotos abaixo:

‘Maior de todas’

Nas redes sociais, os torcedores celebraram o evento que evidenciou uma das maiores jogadoras da história do Brasil. “Toda e qualquer homenagem será pequena para o que ela representa, uma das maiores e melhores que tive a honra de ver na seleção”, exaltou uma usuária. Leia alguns comentários:

Recordista

Aos 44 anos (completados no último dia 3), Formiga possui 234 partidas com a camisa da seleção e, entre homens e mulheres, é a jogadora com o maior número de partidas com a camisa da Amarelinha. Em 2019, no Mundial da França, a meia se tornou a atleta mais velha a jogar uma Copa do Mundo Feminina, e a que mais participou de Copas, com 7.

Pela seleção brasileira, ela conquistou medalha de bronze na Copa de 1999 e prata em 2007; ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003, 2007 e 2015, e prata em 2011; e prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

jogadora formiga com um troféu
Formiga tem 44 anos e já disputou 7 Copas e 7 Olimpíadas (Lucas Figueiredo/CBF)
Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!