Galo estreia com vitória na Colômbia e encerra ‘maldição dos brasileiros’ contra o Tolima

nacho galo libertadores
Nacho marcou o primeiro gol do Galo no jogo (Pedro Souza/Atlético)

A estreia do Galo na Libertadores não poderia ter sido melhor. O time venceu o Tolima por 2 a 0 em pleno estádio Manuel Murillo Toro, localizado na cidade de Ibagué, na Colômbia. O alvinegro foi o primeiro time brasileiro a fazer gols no local – e a vencer o time colombiano fora de casa. Agora, a equipe de “El Turco” divide a liderança do grupo com o Independiente del Valle, com 3 pontos em 1 jogo.

Na próxima rodada, o Galo tenta a segunda vitória seguida contra o América, na quarta-feira que vem (13), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Primeiros chutes

Logo no início, aos 2 minutos, o Atlético teve a primeira chance do jogo com o chute de Savarino na área, mas o goleiro Dominguez agarrou. Na marca dos 15, o time mineiro chegou de novo com a cobrança de falta perigosa de Hulk, que passou perto da trave. Já o Tolima atacou com perigo aos 26 do 1T, Plata invadiu a área e ficou frente a frente com Everson, que levou a melhor no lance.

Alívio atleticano

Aos 34, quase veio o primeiro gol da partida após falha do zagueiro Alonso, que tocou sem querer para Plata. O jogador do Tolima tocou bem para Lucumí, que tocou para Michael Rangel na saída de Everson. Porém, o atacante não deu o carrinho certeiro com o gol vazio e a bola foi para fora, para o “ufa” da torcida do Galo.

Galo na frente

Mesmo com o jogo meio morno, a equipe de “El Turco” conseguiu abrir o placar no finalzinho do 1T, aos 44 minutos. O passe de Mariano chegou em Savarino, que deu um toque sutil para Nacho na diagonal da área. O argentino chutou na saída do goleiro, direto para as redes! 1 a 0 para o Galo, que marcou o primeiro gol de um time brasileiro na casa do Tolima pela competição continental.

Emoção no 1T

Os dois times tiveram boas chances nos minutos finais da primeira etapa. Aos 47, quase saiu o segundo do Galo, no chute de Nacho que provocou defesa de Domínguez. No minuto seguinte, Michael Rangel chutou livre de marcação, e a bola passou perto do travessão.

Salva, Everson

Na volta para o 2T, o Tolima quase empatou aos 10 com o chute de Hernández. A tentativa exigiu ótima defesa de Everson, que mandou para escanteio. Aos 26, o time da casa chegou de novo com Gustavo Ramírez, que mandou para fora.

2 a 0

O Galo ficou ainda mais confortável no jogo aos 33 minutos, quando Ademir cobrou escanteio e Alonso mandou de cabeça para frente. Sozinho na pequena área, Tchê Tchê chutou direto para as redes e partiu para o abraço com os companheiros!

Após 5 minutos, quase veio o 3º no chute de Rubens, que quicou e exigiu grande defesa do goleiro do Tolima. O time mineiro administrou a vantagem até o final, e saiu da Colômbia com uma vitória importantíssima para começar a Libertadores em grande estilo!

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!