Galo repudia arbitragem de último jogo e detalha reclamação junto à CBF: ‘Falta de critério’

Árbitro Raphael Claus
O árbitro Raphael Claus foi ao VAR, mas manteve sua decisão de não marcar a penalidade (Pedro Souza/Atlético)

O Atlético divulgou, na tarde desta segunda-feira (18), uma nota oficial de repúdio à arbitragem do jogo contra o Atlético-GO. A partida resultou em derrota do Galo por 2 a 1, o primeiro revés nos últimos 19 jogos alvinegros. De acordo com o time, a história do duelo poderia ter sido outra, caso um possível pênalti tivesse sido marcado a favor do Galo no início do jogo.

A reclamação

Logo no início do jogo, aos 5 minutos, o Galo alegou uma possível penalidade após a bola na mão de Baralhas dentro da área. O juiz Raphael Claus chegou a ir ao VAR, mas seguiu o jogo: os jogadores e Cuca ficaram só na bronca com a arbitragem.

Já nesta segunda, o clube informou que vai protocolar uma reclamação na Ouvidoria da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e detalhou os pontos que serão abordados na manifestação.

Pedidos

Ao longo da nota, o Galo solicitou maior isonomia nos critérios da arbitragem, acesso aos áudios do VAR. O clube também criticou o árbitro Raphael Claus, “pela absoluta falta de critério, padrão e transparência nas decisões que tem tomado” em lances semelhantes ocorridos em outros jogos.

“Tal conduta tem provocado estranhamento em relação ao referido árbitro que não marcou pênalti a favor do Galo no jogo Atlético-GO x Atlético e o fez, em lances idênticos, nos jogos Atlético x Fluminense, pela Copa do Brasil; e Santos x São Paulo, pelo Brasileirão”, detalhou o clube.

Por fim, foi feita uma “apelação ao bom senso”, no sentido de não haver árbitros do Rio de Janeiro apitando jogos do Galo, nem árbitros de Minas Gerais em partidas do Flamengo. Os dois times são os principais candidatos ao título do Brasileirão.

Repercussão

Alguns torcedores concordaram com o lançamento da nota, enquanto outros já acham que esse tipo de medida não adianta muito para a situação do clube. Confira alguns comentários:

Nota do Atlético na íntegra:

Nota Oficial Arbitragem

O Atlético informa que vai protocolar, hoje, reclamação na Ouvidoria da CBF, nos seguintes termos:

1. Cobrar para que sejam adotados os mesmos critérios da arbitragem em relação a lances praticamente idênticos.

Na 27a rodada do Campeonato Brasileiro, por exemplo, lances equivalentes de bola no braço, dentro da área, tiveram decisões completamente díspares (Chapecoense x Fortaleza; Palmeiras x Internacional; e Atlético-GO x Atlético);

2. Cobrar para que o Galo tenha acesso aos áudios do VAR, relativamente aos lances de pênaltis não marcados nas partidas Atlético-GO x Atlético; e Atletico x Santos;

3. Protestar contra o árbitro Raphael Claus pela absoluta falta de critério, padrão e transparência nas decisões que tem tomado, em lances equivalentes.

Tal conduta tem provocado estranhamento em relação ao referido árbitro que não marcou pênalti a favor do Galo no jogo Atlético-GO x Atletico e o fez, em lances idênticos, nos jogos Atlético x Fluminense, pela Copa do Brasil; e Santos x São Paulo, pelo Brasileirão;

4. Apelar para o bom senso, solicitando à CBF que não escale nenhum árbitro do RJ (nem mesmo auxiliar do VAR) em jogos do Atlético, tampouco representantes de MG, em jogos do Flamengo.

Registre-se que, dos últimos 16 jogos do Galo, 12 tiveram representantes da federação carioca nas funções de VAR, AVAR ou Observador do VAR.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!