Galo se solidariza com torcedores do Fortaleza após ataque racista em Buenos Aires: ‘Cena repugnante’

gesto racista
Nessa quarta-feira, um homem arremessou pedaços de banana na direção dos torcedores do leão, na arquibancada do Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Reprodução/@alaniotv/Twitter)

O Atlético prestou solidariedade à torcida do Fortaleza, atacada com gestos racistas durante partida da fase de grupos da Copa Libertadores da América, nessa quarta-feira (13). Na ocasião, um homem arremessou pedaços de banana na direção dos torcedores do leão, na arquibancada do Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

“O Galo se solidariza com os torcedores e com a delegação do Fortaleza que foram vítimas de ato racista no jogo de ontem, contra o River Plate, na Argentina, pela Copa Libertadores. A cena veiculada na mídia é repugnante e o Atlético se junta ao clube cearense no pedido de posicionamento da Conmebol, para que o ‘torcedor’ seja identificado e duramente punido, nos termos da lei”, escreveu o clube.

Na sequência, o Atlético afirma repudiar “qualquer forma de discriminação” e diz acreditar que o ato não representa a torcida do time argentino, “por quem a nossa instituição tem absoluto respeito”.

River se manifesta

As imagens foram feitas no confronto entre os dois times na noite de ontem e logo repercutiram nas redes sociais. Muitas pessoas se mostraram indignadas com o gesto racista. O River Plate, em nota, também condenou a atitude do homem (veja aqui).

“O River Plate expressa seu absoluto repúdio aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação à torcida visitante, e anuncia que já está implementando as medidas correspondentes para identificar o culpado e aplicar as sanções cabíveis”, publicou o clube.

O Fortaleza também se manifestou sobre o caso, pontuando que “o racista e xenófobo deve ser identificado, localizado e punido pelas autoridades competentes”. “Somos 2 milhões de torcedores e torcedoras, somos de todas as classes e de todas as cores. O River Plate, um dos maiores clubes do Mundo, nos recebeu de forma educada, honrosa, o que nada se compara ao ato em questão”, escreveu.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!