Helicóptero com certificado suspenso assusta cruzeirenses ao voar baixo sobre o Mineirão, e piloto é demitido

Helicóptero no Mineirão
Aeronave sobrevoou o estádio a poucos metros da arquibancada (Reprodução/Instagram)

Um helicóptero sobrevoou o Mineirão a poucos metros da arquibancada durante a partida do Cruzeiro contra a Ponte Preta na tarde dessa quinta-feira (16), assustando os torcedores. A aeronave, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação), está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso. O proprietário dela informou que o piloto foi demitido (veja mais abaixo).

Nas redes sociais, vídeos registrados por cruzeirenses mostram o voo do helicóptero sobre o estádio. Um registro que circula na internet, inclusive, é feito de dentro da própria aeronave. “Passou tão perto que o barulho estava roubando toda a cena, perigoso até”, comentou um torcedor.

O g1 consultou a matrícula do helicóptero no portal da Anac, que mostra que ele pertence à empresa MHE Participações e Empreendimentos Ltda. Os sócios são Marcelo Tostes de Castro Maia e Edward Munson Mason II, e o administrador é Cristiano Richard dos Santos Machado.

Cristiano Richard é um dos empresários indiciados após operação da Polícia Civil, que investigava possíveis irregularidades da gestão de Wagner Pires de Sá no Cruzeiro.

Certificado suspenso

O portal de consultas ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostra que o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do helicóptero que sobrevoou o Mineirão venceu no dia 14 de maio deste ano.

Anac
Certificado venceu em maio (Reprodução/Anac)

À Rádio 98, o proprietário da aeronave, o advogado Marcelo Tostes, disse que ela estava em manutenção havia algum tempo. “Ela tinha autorização para fazer só pouso e decolagem no aeroporto da Pampulha, para revisão da manutenção”, informou o jornalista Paulo Leite.

Ainda segundo Tostes, a decisão de sobrevoar o Mineirão foi “exclusiva” do piloto e do seu acompanhante. Por isso, o piloto foi demitido. O advogado também informou que vai comunicar à Anac sobre o procedimento irregular ocorrido.

“Foi o proprietário, muito preocupado com a repercussão, dizendo que ele não tinha o menor conhecimento. A aeronave não estava apta a voos porque estava saindo de manutenção, e só faria testes. Em um desses testes, o piloto decidiu fazer por conta própria um sobrevoo sobre o Mineirão”, completou o jornalista.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!