Cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 traz brasileiros e importância da inclusão

delegação-brasileira-jogos-paralímpicos-tóquio-2020
A delegação brasileira desfilou com quantidade reduzida na cerimônia de abertura (Reprodução/@cpboficial/Twitter)

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 tiveram início nesta terça-feira (24), com sua cerimônia de abertura realizada no Estádio Nacional do Japão. A solenidade aconteceu sem a presença de público e com as delegações reduzidas, por conta da pandemia de Covid-19. Com o tema “Ventos de Mudança”, dançarinos vestidos de aviões que podiam voar apesar das deficiências fizeram uma apresentação. As competições vão até o dia 5 de setembro.

Dentre os aviões com dificuldade representados por dançarinos e atores, uma atriz em especial chamou a atenção do público. Yui Wago, de 13 anos, protagonizou a metáfora que conduziu a apresentação, representando um avião de apenas uma asa. No espetáculo, a garota passou por uma trajetória de encorajamento e medos, quando finalmente começou a voar.

Delegação brasileira

Assim como nos Jogos Olímpicos, o Brasil fez sua entrada com a delegação reduzida, por conta da pandemia. Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, representaram o país no desfile com a bandeira. Ambos são medalhistas olímpicos da Rio 2016. Confira o vídeo da entrada da delegação brasileira:

‘Imagem de superação inspira’

A presidente do Comitê dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, fez o discurso de abertura dos jogos. Em seu discurso, a ex-atleta e medalhista olímpica disse que “a imagem de superação de dificuldades inspira muitas pessoas e dá esperanças, principalmente no momento presente”.

Por sua vez, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, destacou que “as Paralimpíadas são uma plataforma para mudança, mas [esse momento] a cada quatro anos não é o bastante. Necessitamos fazer a nossa parte todos os dias para sermos inclusivos”.

“Diferença é uma força, não uma fraqueza. Para reconstruirmos melhor o mundo pós-pandemia, devemos ter sociedades em que oportunidades existem para todos. Com a sombra da incerteza, os atletas paralímpicos foram faróis para o mundo”, afirmou o presidente.

Pira paralímpica é acesa

A Paralimpíada de Tóquio 2020 conta com cerca de 4,3 mil atletas de 165 países. Essa é a segunda vez que o Japão sedia jogos olímpicos. O Brasil terá 290 atletas competindo, e visa ficar entre os 10 primeiros no quadro geral de medalhas.

Pela primeira vez, um trio de paratletas, sendo um da bocha, outro do tênis e o terceiro do halterofilismo acenderam a pira paralímpica de Tóquio. Com muita solenidade, os atletas paralímpicos ergueram as tochas e colocaram fogo na pira, declarando o início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Veja o vídeo do momento:

Torcedores estão a postos

Nas redes sociais, os internautas estão animados com o início dos Jogos Paralímpicos, e já declararam sua torcida para os atletas brasileiros. No Twitter, o público pergunta sobre a programação dos jogos e declara que “voltou a ser patriota”. O humorista Vittor Fernando questionou: “Tem a programação dos Jogos Paralímpicos já?”.

“Já começou a abertura das Paralimpíadas, voltando a ser patriota”, disse uma usuária. “Começou as Paralimpíadas e eu vou voltar ao modo super patriota”, também disse uma outra pessoa. Confira um pouco da repercussão do início dos Jogos Paralímpicos:

Com Agência Brasil

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!