Maurício Souza se retrata em perfil com 100 seguidores e não cita homofobia: ‘Desculpa pela minha opinião’

mauricio souza volei homofobia
Após afastamento por falas homofóbicas, Maurício usa perfil com poucos seguidores para se desculpar (Reprodução/@mauriciovolei1/Twitter)

Após o Minas Tênis Clube anunciar o afastamento do atleta Maurício Souza, por conta de publicações homofóbicas, ele usou sua conta no Twitter para pedir desculpas, ontem. Contudo, ele não cita o motivo do pedido e escolheu utilizar uma conta que tinha menos de 100 seguidores para fazê-lo. As declarações preconceituosas do atleta foram feitas pelo Instagram, em conta com 250 mil seguidores. Com isso, o pedido gerou mais uma onda de revolta dos internautas.

“Olá pessoal tudo bem? Após conversar com minha família colegas de equipe e com à presidência do clube, sobre as publicações feitas no meu perfil. Venho a público pedir desculpas se minha opinião tenha ofendido ou machucado alguém ou alguma comunidade. Não foi minha intenção!”, escreveu o atleta. E depois completou: “Tenho refletindo muito e reitero minhas desculpas pelo posicionamento”. No momento de publicação desta matéria, o perfil contava com 464 seguidores.

O perfil do Minas retuitou a publicação do atleta. “O Minas Tênis Clube reforça que não aceita e não aceitará manifestações intolerantes, racistas, preconceituosas e homofóbicas, e que intensificará campanhas internas em prol da diversidade, respeito e união, por serem causas importantes e alinhadas com os valores institucionais”.

O pedido de desculpas em uma conta com um alcance tão baixo gerou revolta na web. “Ué, cadê o vídeo no Instagram? Na hora de falar bobagem faz vídeo de 7 minutos para os seus 250 mil seguidores. Na hora de pedir desculpas vem tweet para 100 pessoas”, escreveu uma pessoa.

“Covarde!!! Usa uma rede com pouca visibilidade pra pedir desculpas enquanto continua alimentando o mesmo discurso na outra rede onde tem mais alcance”, publicou outra pessoa. “Escreveu isso com os dedos e olhos sangrando de tão contra que é. Só fez isso pra não ser demitido. Saiba que o que você fez/faz não é opinião e sim um crime”, comentou um terceiro.

Maurício Souza afastado e multado

Nessa terça-feira (26), a diretoria do Minas Tênis Clube decidiu pelo afastamento de Maurício Souza, após os patrocinadores Fiat e Gerdau virem a público cobrar medidas do clube. A reivindicação surgiu após sucessivas publicações de cunho homofóbico feitas pelo central. 

Em um post feito há pouco mais de dez dias, Maurício Souza ironizou o anúncio da DC Comics a respeito da bissexualidade do Super-Homem. Já em outra publicação, o atleta criticou o uso de pronomes neutros em uma nova novela da Globo. “O céu é o limite se deixarmos! Está chegando a hora dos silenciosos gritarem”, disparou.

As publicações, que não foram as primeiras de teor homofóbico feitas pelo central, foram duramente criticadas e renderam uma invertida de Douglas Souza. “Engraçado que eu não ‘virei heterossexual’ vendo os super-heróis homens beijando mulheres… Se uma imagem como essa te preocupa, sinto muito, mas eu tenho uma novidade para sua heterossexualidade frágil”, disse.

Conforme anunciado pelo clube por volta das 20h50 da noite de ontem, Maurício foi comunicado do afastamento pelo próprio presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago. O atleta também terá que pagar uma multa e foi orientado a fazer uma retratação pública imediata.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!