Mauro Cezar Pereira diz que Galo tem sido beneficiado e critica imprensa e torcida: ‘Chororô histórico’

mauro cezar pereira
Mauro Cezar criticou a torcida atleticana e a imprensa mineira, além da arbitragem (YouTube/UOL Esporte/Reprodução)

O jornalista Mauro Cezar Pereira, do Portal UOL, SBT Sports e TV Cultura, afirmou que o Atlético tem sido mais beneficiado do que prejudicado pela arbitragem nesta temporada. Durante a conversa com outros jornalistas no podcast Posse de Bola, o carioca criticou a grande quantidade de pênaltis a favor do time alvinegro, e defendeu ainda a existência de uma “vitimização” antiga por parte da torcida e da imprensa de Minas Gerais.

‘Chororô’

Segundo Mauro Cezar, algumas marcações a favor do time alvinegro são duvidosas. “Não se trata de teoria da conspiração, mas, por exemplo, contra o Grêmio, foi dado um pênalti para o Atlético-MG que muitas vezes não é marcado. Sábado, mais um pênalti foi dado para o Atlético-MG, contra o Athletico-PR, houve um gol do Atlético com um impedimento suspeito, a história do VAR com as linhas grossas. Então, têm acontecido sim erros que favorecem o Atlético-MG. Ele tem tido mais sorte com a arbitragem, isso tem acontecido, essa é a minha constatação”, defendeu.

O jornalista aproveitou para criticar um suposto “bairrismo” da imprensa mineira, que segundo ele, também participa desse processo: “Não me permito ter tamanha certeza de que, se não fossem os erros de arbitragem, estaria [líder]. Eu acho que não e acho que isso reflete um chororô histórico de um clube que tradicionalmente se vitima, de uma imprensa que é subserviente aos dirigentes dos clubes, em boa parte, e não na sua totalidade”.

“Temos até colegas da imprensa mineira que se referem à Leila Pereira como tia Leila, do Palmeiras, mas não usa tio Rubens [Menin] quando fala do mecenas do Atlético”, comparou o jornalista, que disse ver uma diferença de tratamento da mídia em relação a clubes de regiões diferentes.

‘Bolha’

Mauro Cezar disse que tal “bolha” pode dificultar uma análise mais objetiva da situação por parte dos atleticanos. “Vai se criando uma bolha e o discurso vitimista dura já há décadas, passa de geração para geração. Vão achando que sempre são vítimas, sempre são prejudicados, e desta vez têm sido beneficiados”, criticou.

Atualmente, o Atlético é o clube com mais pênaltis a favor no campeonato, com um total de nove. Esse índice também foi problematizado por Mauro Cezar. “Contra o Athletico-PR houve um erro de arbitragem, no sábado houve erro de arbitragem. Contra o Fortaleza, lá no começo, houve erro de arbitragem e são nove pênaltis para o Atlético. Ou seja, na dúvida, os caras têm marcado, talvez pela pressão da torcida no estádio, mas que tem acontecido, tem acontecido. Isso evidencia alguma desonestidade? Não, nada disso, apenas tem acontecido”, finalizou o jornalista.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero
Beatriz Kalil Otherobeatriz.othero@bhaz.com.br

Mineira de BH, graduanda em jornalismo pela UFMG e fascinada por futebol, dentro e fora das quatro linhas. Cobre esportes para o BHAZ. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2021 e de reportagens premiadas pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Comentários