Para conseguir a medalha de ouro na Olimpíada de Paris 2024, Bia Souza contou com o apoio de ex-judocas brasileiros experientes. Na equipe de treinadores da judoca estão atletas medalhistas e até uma ex-rival.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Bia Souza venceu a israelense Raz Hershko e conquistou o topo do pódio na categoria acima de 78 kg do judô nesta sexta-feira (2).
Na Seleção Brasileira, Bia é treinada por Sarah Menezes, campeã olímpica na categoria até 48 kg nos Jogos de Londres 2012. Sarah, a primeira judoca do Brasil a ganhar o ouro olímpico, tornou-se também a primeira brasileira a ser campeã olímpica como atleta e como treinadora após a vitória de Beatriz.
Ela ocupa o cargo de técnica principal do time de judô do Brasil desde dezembro de 2021 e foi a primeira a abraçar Bia ao final da luta.
Já no clube Pinheiros, onde treina, Bia tem como técnica Maria Suelen Altherman, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Maria Suelen chegou perto do pódio na Olimpíada de Londres 2012, terminando em quinto lugar na categoria acima de 78 kg.
Curiosamente, Maria Suelen já foi a principal concorrente de Bia no cenário nacional. Em 2021, no final de sua carreira, ela venceu Beatriz na disputa pela vaga na Olimpíada de Tóquio, já que apenas um judoca do Brasil pôde competir em cada categoria dos Jogos.
Beatriz também conta com o apoio de Leandro Guilheiro, outro medalhista olímpico. Ele levou o bronze nos Jogos de Atenas 2004 e de Pequim 2008.
Bia Souza agradece apoio da torcida
A judoca Bia Souza, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024, apareceu nas redes sociais pela primeira vez após a vitória para agradecer aos fãs. Em vídeo publicado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Beatriz descreve o turbilhão de emoções que está vivendo.
“Está sendo incrível, não se se caiu a ficha ainda, mas é uma sensação inexplicável. Estou transbordando felicidade e muito emocionada, não sei definir muito bem o sentimento”, inicia a atleta.
“Acho que a dedicação em cada treino, a disciplina, as abdicações que foram necessárias ser feitas. Tudo valeu a pena. Cada processo, cada superação só confirmou que eu estava no caminho certo”, completou.
Na sequência, a judoca comemorou a conquista da primeira medalha em Paris, o primeiro país que ela visitou fora do Brasil. Vale ressaltar que esta é a primeira participação de Bia Souza em Olimpíadas.