Melhor do mundo, time brasileiro é excluído de liga milionária de Counter Strike

Troca de organização (da LG para o SK Gaming) foi o motivo da exclusão (Divulgação/SK Gaming)

Os fãs brasileiros de Counter Strike:Global Offensive (CS:GO) amanheceram nesta quinta-feira (7) com sentimentos opostos. No início da tarde de quarta-feira, mais uma confirmação da impecável fase do SK Gaming, que passou sem dificuldades pelo grupo da morte do major. Em seguida, no entanto, a decepção: o time brasileiro está fora da maior competição já realizada do game: a E-League, com transmissão na TV, o canal fechado Esporte Interativo, e premiação de R$ 4,2 milhões.

O choque na comunidade de e-sports começou quando Min-Sik Ko, presidente da E-League, anunciou a desclassificação dos brasileiros. “Luminosity (antiga organização pela qual os brasileiros jogavam) e SK Gaming (atual agremiação) não estão mais aptos para competir na nossa primeira temporada por mudanças que não estão de acordo com o regulamento”, publicou.

Desde o primeiro dia deste mês, o time formado por Gabriel Toledo (FalleN) e companhia abandonou a Luminosity Gaming (LG) e passou a representar o SK Gaming. A troca foi polêmica e chegou a causar intenso desgaste público entre os envolvidos. Mas a mudança não havia representado nenhuma punição até então.

Segundo o regulamento da E-League, uma organização pode trocar no máximo dois jogadores durante a liga, que começou no dia 24 de maio e terminará apenas no dia 30 deste mês. A forma de organização se assemelha à NBA, liga profissional de basquete estadunidense, na qual os times são franquias e podem ser adquiridos.

Reação

A decisão gerou imediata reação no capitão da equipe. “Basta afirmar que nunca assinamos ou mesmo vimos qualquer contrato com a E-League. As agremiações que ficam responsáveis por isso. Quer punir alguém? Puna-os. Não os jogadores”, escreveu FalleN.

Mais tarde, a ESPN revelou que a E-League pretendia apenas multar o SK, organização responsável pela infração. No entanto, uma petição assinada por sete organizações (Cloud9, Counter Logic Gaming, Echo Fox, NRG Esports, OpTic Gaming, Team Liquid, e Team SoloMid) fez com que eles adotassem a mais rigorosa – e prevista – sanção.

O líder do time brasileiro reagiu, mais uma vez, com a revelação. “Então eu faço uma petição com os jogadores da E-League: Liquid, Envy, Mouz, NaVi e outros disseram que querem que a gente fique. Eles não ligam”, escreveu.

O movimento criou mal-estar entre os jogadores. Jonatan Lundberg, coach do OpTiC Gaming, chegou a divulgar uma mensagem afirmando que o posicionamento da organização não refletia o sentimento dos jogadores.

A bomba que caiu no cenário mundial de CS deve ter novos desdobramentos em breve. Mas, a não ser que ocorra alguma reviravolta inesperada, as finais da E-League não terão o melhor time do mundo – que, inclusive, foi o primeiro a garantir sua vaga no mata-mata.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!