No ‘jogo da taça’, Cruzeiro vence e rebaixa o CSA no Mineirão com recorde de público em 2022

cruzeiro csa futebol
O Cruzeiro venceu o CSA de virada no Mineirão (Thomás Santos/Staff Images/Cruzeiro)

No “jogo da taça” da Série B, o Cruzeiro se despediu da competição com a vitória de virada por 3 a 2 contra o CSA, que foi rebaixado à 3ª divisão do futebol brasileiro.

Com o resultado, o time campeão do torneio encerrou a campanha com 78 pontos na liderança. O duelo ocorreu no Mineirão, nesta noite de domingo (6), diante de 61.291 pessoas – inclusive Ronaldo e Montillo, muito queridos pela Nação Azul.

O número representa o recorde do Gigante da Pampulha na temporada, e como mandante, o clube celeste conseguiu ser assistido por 1 milhão de torcedores em 2022.

Cruzeiro tenta

O jogo começou com os dois times tentando tocar a bola e criar jogadas, mas tinham poucos espaços e criatividade. Na marca dos 18 minutos, Cipriano tocou para Bruno Rodrigues e o atacante fez bom drible, chutou e a bola passou perto da trave. Aos 20, Edu cabeceou com perigo na área.

Ronaldo e Montillo acenam para a torcida (Staff Images/Cruzeiro + Cris Mattos/Staff Images/Cruzeiro)

Gol do CSA

Porém, o primeiro gol da partida foi do CSA, aos 21 do 1T. Lourenço dominou na entrada da área e arriscou o chute forte. A bola pegou efeito e foi direto para as redes: 1 a 0 para os visitantes no Mineirão.

Lá e cá

A Raposa tentou o empate com o chutaço de longe do zagueiro Eduardo Brock aos 23, mas a bola foi no meio do gol e Marcelo Carné espalmou. Após seis minutos, o cruzamento de Diego Renan levou muito perigo e Rafael Cabral defendeu bem.

Tudo igual

Antes do término da primeira etapa, o time estrelado continuou melhorando na partida e conseguiu o empate. Aos 38, Filipe Machado cobrou escanteio na cabeça de Geovane Jesus, que “testou” direto para as redes!

Depois, o Cruzeiro quase virou a partida após 3 minutos, mas o gol de Bruno Rodrigues foi anulado por impedimento de Edu na jogada. Já no final do 1T, aos 48, Brock cabeceou bem e a bola foi perto da trave.

Socorro!

Na volta para o 2T, aos 6, Rodrigo Rodrigues se jogou de carrinho na área e quase colocou o time alagoano em vantagem. Pouco depois, aos 8, Yann Rolim chutou rasteiro na área e Rafael salvou.

A equipe mineira respondeu bem aos 15 com a tentativa rasteira de Jajá e desviada por Edu, mas Carné agarrou no limite.

Depois, a partida continuou disputada, com os dois times querendo a vitória: o CSA, para escapar do rebaixamento, e o Cruzeiro, para dar adeus à competição em grande estilo diante da torcida. Aos 33, Bidu tentou mandar para o gol sem ângulo na área, mas Carné salvou os visitantes.

CSA na frente

O time alagoano fez uma jogada rápida aos 35 e voltou a ficar em vantagem no duelo. Lucas Lourenço deu um passe rasteiro para Gabriel, que só empurrou para o gol. O time de Pezzolano reclamou de falta na origem do lance, mas a arbitragem interpretou que a jogada foi normal. O resultado garantia o CSA na Série B em 2023.

Empatou e virou!

Porém, a equipe celeste não desistiu e foi buscar o empate e a virada em um intervalo de 2 minutos. Aos 43, Rômulo mandou para o gol após a cobrança de falta de Brock. Já aos 45, Luvannor virou o placar para a Raposa: 3 a 2 para o Cruzeiro, rebaixamento do CSA para a Série C e claro, festa da taça da 2ª divisão para o elenco, comissão técnica e a Nação Azul.

Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!