Novos atletas já podem se inscrever no Projeto Paralímpico do CTE UFMG

pista de atletismo do CTE-UFMG
Processo começa nesta quarta e não tem data limite (Luciano Sales Prado/UFMG/Divulgação)

As inscrições para os interessados em integrar as equipes do Projeto Esporte Paralímpico de Alto Rendimento do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) estão abertas. Parataekwondo, natação, atletismo e halterofilismo compõem a lista dos esportes praticados. O processo começou nesta quarta-feira (20) e não tem data de término, porque o treinamento tem fluxo contínuo.

Adultos, jovens e crianças a partir de 8 anos de idade, de ambos os sexos, com ou sem experiência na modalidade podem se inscrever no CTE. Os participantes com mais de 20 anos passarão por avaliação especial da equipe técnica. Para eles, há a possibilidade de entrar no projeto de formação de atletas de alto rendimento.

Como participar

Para realizar a inscrição, é preciso enviar um email para [email protected]. No conteúdo, o interessado deve informar:

  • Nome completo
  • Idade
  • Telefone do responsável para contato
  • Descrição do laudo médico
  • Histórico esportivo, se for o caso

O candidato pode escolher uma das quatro modalidades ou ser destinado a uma delas pela equipe técnica após a avaliação física.

Após a confirmação do processo, um representante do CTE entrará em contato com a pessoa (ou o responsável legal) para combinar uma data. No dia acordado, será feita a visita ao espaço, coleta da documentação e o agendamento da avaliação técnica. Os treinamentos ocorrem em dois locais: o Centro de Treinamento e a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG.

Contato para dúvidas

Em caso de dúvidas e quaisquer perguntas, os interessados podem contatar os telefones (31) 3409-3340 e (31) 97524-5845, das 8h às 14h. Para conferir mais informações e atualizações, basta acessar os perfis do CTE UFMG e do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro no Instagram.

Infraestrutura do CTE

Os selecionados terão acesso a uma vasta infraestrutura no CTE, com salas de fisioterapia, hidroterapia, treinamento de força e banheiras de recuperação. Uma equipe multidisciplinar fará o atendimento dos atletas, com foco na melhora de rendimento e no desenvolvimento de pesquisas na área do esporte paralímpico.

Educadores físicos das áreas de fisiologia, biomecânica e controle da carga interna e externa do treinamento, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos do esporte e terapeutas ocupacionais fazem parte do grupo de apoio aos atletas.

Com UFMG

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!