TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logomarca BHAZ

Colunas

Chico Maia

Perspectivas 2024: que o América não insista com velhos, “reis” do rebaixamento e “reis” de DM

10/01/2024 às 13h38
Novo técnico do América,, Cauan de Almeida, 34 anos, que integrava a comissão do Corinthians. Foto: @AméricaFC1912

A montagem de todo elenco começa pela escolha do treinador, que junto com a diretoria, define quem fica no clube e quem será contratado. Ano passado, o veterano Wagner Mancini foi o responsável pela maioria das indicações e só na reta final foi substituído pelo argentino Fabián Bustos. Este ano, a aposta é na juventude do Cauan de Almeida, 34 anos, que já trabalhou no próprio América e era até outro dia auxiliar do Mano Menezes no Corinthians.

Em 2013 o ex-dirigente do Barcelona, Ferran Soriano, lançou um livro que se tornou uma “Bíblia” do futebol: “A bola não entra por acaso”. Quem segue os caminhos indicados lá raramente se estrepa. Quem não segue, dança feio. Caso do América ano passado.


A temporada 2023 terminou oficialmente no dia 6 de dezembro, mas no dia 8 de novembro a imprensa nacional já destacava o primeiro rebaixado do Brasileiro, o Coelho, que tomara de 3 a 0 do Coritiba (outro que seria rebaixado na sequência), em pleno estádio Independência. No mesmo embalo, começavam sair as estatísticas do fim do ano e se destacava como o América líder em contratar jogadores com histórico de rebaixamento e presença no departamento médico. Sem falar naqueles envolvidos no esquema de apostas e armação de resultados, citados pela investigação do Ministério Público de Goiás.


O lateral Nino Paraíba e o atacante Henrique Almeida acumulavam a partir dali, o sétimo rebaixamento nas vidas deles. Passaram Rafael Moura, que foi rebaixado seis vezes, e que coincidentemente, também caiu com o Coelho (2018). Se aposentou em 2022. O Globoesporte.com buscou dados nos departamentos médicos dos clubes da Série A 2023 e fez um ranking dos “chinelinhos”, e lá está o América, líder também, junto com o colega de rebaixamento Goiás, e o São Paulo. Cada um deles jogou um mínimo de 70 partidas na temporada. O Coelho teve 56 no estaleiro, seguido pelo Goiás, 55, e o São Paulo 54.
Com jogadores deste tipo, a fórmula do fracasso está garantida.


Rebaixamentos do Nino Paraíba: Vitória 2010 e 2014, Avaí 2015, Ponte Preta 2017, Bahia 2021, Ceará 2022 e o América 2023.
Henrique Almeida: Vitória 2010, Sport 2012, Bahia 2014, Coritiba 2017, Chapecoense 2019 e 2021, América 2023.
Rafael Moura, seis rebaixamentos: 2004 (Vitória), 2005 (Paysandu), 2010 (Goiás), 2016 (Figueirense), 2018 (América) e 2020 (Goiás).


Outro “rei” de rebaixamento é o ex-lateral Edílson, cinco vezes, mas não passou pelo América. O destaque aí é que ele fracassou com os dois maiores de Minas: Atlético 2005 e Cruzeiro 2019. Também contribuiu com as quedas do Athletico-PR 2011, Botafogo 2014 e Goiás em 2020.

Chico Maia

Chico Maia

Email: chicomaiabd@gmail.com

Mais lidas do dia

Justiça mantém suspensão de show de Ana Castela em cidade de Minas Gerais; entenda a decisão

Justiça mantém suspensão de show de Ana Castela em cidade mineira

Mulher trans viraliza após realizar sonho de dirigir ônibus no interior de Minas Gerais

Mulher trans viraliza após realizar sonho de dirigir ônibus em MG

Metrô BH começa obras de três novas estações da Linha 2; veja quais

Idoso é atacado por enxame de abelhas e levado em estado grave para hospital no Sul de Minas; veja vídeo

Um idoso, de 73 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após um ataque de abelhas sofrido na cidade de Andradas, no Sul de Minas

VÍDEO: Professora teria esfregado prova no rosto de aluno em escola estadual de BH

Leia mais

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ