Crime infiltrado nas “organizadas” de Brasília. Se é assim lá, imagine em BH e demais praças onde há futebol pra valer

Crime infiltrado nas “organizadas” de Brasília. Se é assim lá, imagine em BH e demais praças onde há futebol pra valer

Publicado em | Atualizado em
Se lá é assim, imagine onde há futebol de verdade. O Brasil é um só e no DF não é diferente. Foto: www12.senado.leg.br/radio

Li, hoje, uma ótima reportagem no Correio Braziliense sobre as torcidas dos maiores rivais do futebol do Distrito Federal, Gama e Brasiliense. O futebol é o menor dos motivos para a existência delas, que são usadas como fachadas para abrigar todo tipo de crime e criminosos, com destaque para as drogas.
Há associados que não sabem o nome de nenhum jogador de nenhum dos times, mas está no “bonde” por interesses no submundo da criminalidade.


Associei o que li com o que assisti dia desses na série ‘Vale o Escrito – A guerra do jogo do bicho’, da Globoplay. Sensacional. Mostra o envolvimento até o pescoço de políticos de todas as áreas (no poder e fora dele), juízes, desembargadores, delegados de polícia, policiais militares (do soldado a oficiais de alta patente) celebridades e sub do mundo artístico, inclusive do futebol.


E como o Brasil é um só, dá pra entender melhor os motivos da impunidade das lideranças dessas chamadas “torcidas organizadas”.
Parabéns à Darcianne Diogo, jornalista responsável pelo trabalho, e ao Correio, por bancar uma reportagem dessas, que durou três meses e será mostrada em partes, por edições, numa série intitulada “Na bola e na bala”.
O título faz lembrar também a ótima ‘Plata o plomo?’ (Prata (dinheiro) ou chumbo?), da série Narcos, da Netflix. A primeira parte saiu hoje e dá para acessar por meio do site do jornal.


Uma ótima fonte de inspiração para os destemidos jornalistas investigativos e veículos de imprensa de Belo Horizonte. Nunca vi trabalho semelhante por aqui, esmiuçando as poderosas uniformizadas dos nossos poderosos maiores clubes.


A propósito, só hoje, depois de 22 dias do atentado das “organizadas” do Sport Recife contra o ônibus do Fortaleza, a polícia de Pernambuco cumpriu mandado de prisão e busca e apreensão domiciliar contra os criminosos.


Confira o trabalho da Darcianne Diogo no Correio. Vale a pena!

“Como o DF virou refém da banda podre das torcidas organizadas”
Série do Correio desvenda o submundo real e virtual de uniformizadas dos clubes mais populares da capital. No primeiro episódio, saiba como os criminosos se infiltram nos grupos e rapidamente são empoderados para a prática da violência e leia depoimentos de quem se arrependeu de ter degustado o combo da perversidade. Polícia investiga os vândalos
Darcianne Diogo

https://www.correiobraziliense.com.br/na-bola-e-na-bala/2024/03/6818915-como-o-df-virou-refem-da-banda-podre-das-torcidas-organizadas.htmlminoria


SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!