A equipe de Ginástica Artística do Brasil subiu ao pódio para receber a medalha de bronze das Olimpíada de Paris 2024 nesta terça-feira (30). Entre os esforços das ginastas brasileiras, se destacaram a apresentação nas barras paralelas e o último salto de Rebeca Andrade, que garantiu para o time a nota de 15.100. O desempenho da equipe brasileira chegou a impressionar até a estrela norte-americana Simone Biles.
Rebeca Andrade selou a conquista com um salto “Cheng”, considerado de alta dificuldade. O “Cheng” é uma homenagem a um movimento de alta dificuldade batizado pela chinesa Cheng Fei, campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008. Nele, a ginasta faz um rodante com meia volta antes de chegar à mesa, e depois executa um mortal para frente com uma pirueta e meia.
Veja a execução de Rebeca:
🚨🇧🇷MEU DEUS! Rebeca Andrade levou nota 15.100 pelo seu salto de ALTÍSSIMA dificuldade!
— POPTime (@siteptbr) July 30, 2024
pic.twitter.com/Ku47nbLDAR
Veja a performance de Rebeca nas barras paralelas:
COM A NOTA DE REBECA ANDRADE 14.533 NAS BARRAS ASSIMÉTRICAS, BRASIL VAI PRA 4º LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO. #Paris2024 pic.twitter.com/H2zGvBabJF
— Séries Brasil (@SeriesBrasil) July 30, 2024
A performance de Rebeca nas barras paralelas impressionou até mesmo a favorita Simone Biles. A reação de Biles chamou a atenção de internautas, que se divertiram com as expressões da atleta. Veja a repercussão na internet:
A gente nem ama pic.twitter.com/qFa0GiexNj
— Picoli Ruy Barbosa 🌳 (@suedeMingotte) July 30, 2024
Bronze na Ginástica Artística
O Brasil levou o bronze na final da Ginástica Artística por equipes nas Olimpíadas de Paris 2024. Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Rebeca Andrade, subiram ao pódio para receber a medalha inédita na história da Ginástica Artística Brasileira.
“Se for um sonho, não acorde a gente não! Vocês são verdadeiras lendas da história da GAF [Ginastica Artística Feminina]”, comemorou a Confederação Brasileira de Ginástica nas redes sociais.
Nessa final, apenas três ginastas competiram em cada aparelho, e todas as notas foram consideradas para o resultado final, sem descarte. Veja quais atletas se apresentaram nos aparelhos:
Paralela
Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva, Rebeca Andrade
Trave
Júlia Soares, Flávia e Rebeca
Solo
Júlia, Flávia e Rebeca
Salto
Jade Barbosa, Flávia e Rebeca
Confira a programação das finais olímpicas que envolvem a participação de brasileiros
Final do individual geral masculino – (Diogo Soares) – 31/07 – 17h30 (Paris); 12h30 (Brasília)
Final do individual geral feminino – (Rebeca e Flávia) – 18h15 (Paris); 13h15 (Brasília
Finais por aparelhos:
Salto feminino (Rebeca) – 03/08 – 16h20 (Paris); 11h20 (Brasília)
Trave (Rebeca e Júlia) – 05/08 – 12h38 (Paris); 7h38 (Brasília)
Solo feminino (Rebeca e Flávia) – 05/08 – 14h23 (Brasília); 9h23 (Brasília)