Piquet se desculpa com Hamilton, mas não vê racismo ao chamá-lo de ‘neguinho’: ‘Nunca teve a intenção de ofender’

hamilton piquet
Frase de Piquet foi tema de discussão sobre racismo (Reprodução/Instagram/@lewishamilton + Reprodução/Redes sociais)

Um dia após a repercussão internacional de uma declaração do ex-piloto Nelson Piquet com um termo racista sobre o piloto Lewis Hamilton, o brasileiro se desculpou publicamente com o britânico. Alegando que sua frase sofreu uma “tradução errada” da palavra “neguinho”, o piloto disse que o termo não é racista no Brasil.

“O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e foi nunca teve a intenção de ofender”, diz trecho da nota.

‘Tradução incorreta’

Na visão do piloto, ele não utilizaria um termo de forma pejorativa e foi mal interpretado. “Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele”.

Por fim, ele elogiou o piloto britânico e se manifestou contra o racismo. “Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito”, conclui o comunicado.

Entenda o caso

Lewis Hamilton, piloto heptacampeão de Fórmula 1, usou as redes sociais na manhã de ontem (28) para rebater um comentário racista do ex-piloto Nelson Piquet. O brasileiro chamou o britânico de “neguinho” durante uma entrevista e, em resposta, o inglês disse que “essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte”. A FIA, a Fórmula 1 e Mercedes também repudiaram o comentário de Piquet.

A declaração racista foi dada em 2021, quando Piquet comentou um acidente que envolveu Hamilton e Max Verstappen. No entanto, o vídeo só viralizou nesta semana. “O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, disse Piquet em entrevista ao canal Motorsports Talk. Confira mais detalhes aqui.

Nota na íntegra

Confira o conteúdo completo da nota divulgada por Piquet:

“Gostaria de esclarecer as histórias que circulam na mídia sobre um comentário que fiz em uma entrevista no ano passado.

O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e foi nunca teve a intenção de ofender.

Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele.

Peço desculpas de todo o coração a todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em algumas mídias que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito”.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!