Prefeitura libera presença de torcida visitante nos estádios de BH

torcidas mineirão
As torcidas visitantes poderão ir a jogos de América, Atlético e Cruzeiro (Mourão Panda/América + Bruno Sousa/Atlético + Reprodução/YouTube/Cruzeiro Esporte Clube)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) liberou a entrada da torcida visitante nos jogos de futebol da capital. A decisão foi publicada em portaria nesta quarta-feira (1º) e já vale para as próximas partidas.

Desde o início de novembro, 100% da capacidade dos estádios foi liberada em BH, mas a medida abrangia apenas a torcida mandante, no intuito de conter a propagação da Covid-19.

Regras mantidas

Após a liberação de torcida visitante em BH, as normas estabelecidas durante a pandemia continuam em vigor nos eventos. O uso de máscaras permanece obrigatório. Também é preciso apresentar a comprovação de teste negativo para a doença, ou o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 (2 doses ou dose única da Janssen), que pode ser obtido no aplicativo ConecteSUS. A venda de ingressos é feita exclusivamente pelas plataformas digitais na internet.

Copa do Brasil

A nova medida já vale, por exemplo, para as próximas partidas do Atlético no Mineirão – inclusive contra o Bragantino neste domingo (5), o último duelo do Galo em casa do Campeonato Brasileiro. O público visitante também poderá comparecer ao primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, no domingo (12).

Já a torcida do time mineiro poderá ir à Arena da Baixada, em Curitiba, na segunda partida da finalíssima, na quarta-feira (15). Essa liberação aconteceu por causa da medida de BH, já que na capital paranaense, a torcida visitante já estava permitida anteriormente.

Retomada gradual

Em julho, a PBH liberou a presença de público nos estádios pela primeira vez desde março de 2020. Com a permissão, o Mineirão recebeu a torcida nas partidas entre Atlético e River Plate e Cruzeiro e Confiança. No jogo do Galo, várias cenas de aglomerações e de torcedores sem máscaras foram registradas. Na partida da Raposa, cenas parecidas também foram flagradas, mas em menor escala.

No dia seguinte ao jogo do Atlético, em entrevista à TV Globo, Kalil criticou a aglomeração promovida pelos torcedores do Atlético e disse que poderia suspender o público novamente. “Do jeito que está não vai ter, não. Quando eu vi aquela cena no Mineirão eu desesperei”, disse. 

Já no dia 22 de agosto, a PBH informou que proibiria novamente a presença de público nos estádios da capital. “Após análise dos dois eventos teste realizados na última semana, a decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 diante do descumprimento das regras e dos protocolos estabelecidos para a realização das partidas.”, informou a prefeitura na ocasião.

Em setembro, após reunião com representantes dos 3 principais times da capital, a PBH voltou a liberar o público com 30% da capacidade total do estádio. No mês de outubro, foi feita uma nova reunião, e uma semana após ampliar a presença de público de 30% para 40%, a Prefeitura aumentou o limite para até 50% da capacidade total de torcedores nos estádios. No começo de novembro, 100% da capacidade dos estádios pôde receber fãs atleticanos, americanos e cruzeirenses nos jogos.

Edição: Giovanna Fávero
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!