O treinador Rogério Ceni, do São Paulo, falou sobre o ex-jogador e atual comentarista Richarlyson, que se declarou bissexual recentemente. Durante a coletiva de imprensa após o empate por 0 a 0 contra o Juventude na noite de ontem (26), o ex-goleiro do tricolor paulista teceu elogios ao antigo colega de clube, chamando-o de “fantástico” e “formidável” (vídeo abaixo).
“Primeiro que ele é meu amigo, isso é o mais importante. O cara que ajudou a construir a história desse clube, ajudou a conquistar títulos. Qualquer opção que ele escolha, vai ser sempre um grande parceiro, amigo, o trato da mesma maneira”, disse Ceni.
‘Fantástico, formidável’
Na coletiva, Ceni foi perguntado sobre o posicionamento de Richarlyson e como a atitude do ex-atleta pode ser importante para o combate à homofobia no futebol. Já na resposta, o treinador do São Paulo falou mais sobre sua relação de amizade com ele.
“Gosto do Richarlyson. É um cara fantástico, formidável. A porta do São Paulo e do CT [centro de treinamento] está sempre aberta para ele quando quiser ver treinos, assistir… é um cara que deixou tudo dentro do campo, isso é o mais importante”, defendeu.
‘Mesmo cara de sempre’
Com a camisa do clube paulista, o volante Richarlyson venceu três Campeonatos Brasileiros (2006, 2007 e 2008) e o Mundial de Clubes da FIFA (2005), conquistas exaltadas por Rogério.
“Meus grandes amigos são os caras que me ajudaram a construir a história, ajudaram a ganhar títulos. Caras que foram parceiros, firmes, corretos, exemplares como profissionais. Para mim, o Richarlyson é o mesmo cara de sempre, [a revelação] não muda absolutamente nada, é um grande amigo”, concluiu Rogério Ceni.
2️⃣0️⃣h, para enaltecer o camisa 2️⃣0️⃣.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 24, 2022
Por ter honrado as cores do São Paulo com garra e conquistado importantes títulos, Richarlyson integra o Caminho dos Ídolos, no Morumbi. Essa mesma coragem ele demonstra em sua vida. Respeito máximo por sua trajetória!#Respeito pic.twitter.com/l5uBDPXTj0
Repercussão
Nas redes sociais, alguns usuários criticaram a resposta de Ceni, argumentando que o treinador do São Paulo poderia ter falado mais sobre o combate à homofobia no futebol. “O que importa é querer ganhar titulo, não se assumir. Só não foi mais direto pra não pegar mal”, escreveu uma internauta. “Resposta toda torta. Sem preparo para o assunto”, postou uma página sobre futebol. Leia alguns comentários:
Prefiro ignorar o purismo semântico e focar na bela mensagem do Ceni, que parece ser do coração.
— Paulo Z ⓥ (@paulozac) June 27, 2022
Acho que ele respondeu. Que os dois assuntos não se misturam. O que importa é querer ganhar titulo, não se assumir. Só não foi mais direto pra não pegar mal.
— Roberta Clemente (@Betinhasc) June 27, 2022
A fazer a galera ter que falar sobre, se informar sobre. Vi gente criticando a pergunta, que foi extremamente pertinente. O futebol precisa falar sobre isso. Hoje, claramente há um desconforto de jogadores e técnicos qdo perguntados. Nenê tb deu declaração vaga no jogo do Vasco
— Renata Mendonça (@renata_mendonca) June 27, 2022
Resposta toda torta. Sem preparo para o assunto.
— ⚽ (@DoentesPFutebol) June 27, 2022
Única coisa que fica claro é que pra ser melhor amigo dele, tem que conquistar títulos.
Richarlyson declara bissexualidade
Na entrevista publicada na última sexta-feira (24) no podcast “Nos Armários dos Vestiários”, Richarlyson falou sobre o assunto. “A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Mas eu não quero esse estereótipo pra mim. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco vai estar estampada a notícia: ‘Richarlyson é bissexual’. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos”, revelou o atual comentarista do Grupo Globo.
Na conversa, ele reconheceu que assumir um posicionamento sobre o tema é relevante e, por isso, decidiu “confirmar” sua orientação sexual. “Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionamento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionamento”, provocou. Leia mais sobre a entrevista aqui.
