Os brasileiros Pedro Barros, Augusto Akio, o Japinha, e Luigi Cini estão na final do skate park nos Jogos Olímpicos Paris 2024. O primeiro tenta repetir o feito de Tóquio’2020, quando conquistou a medalha de prata para o Brasil.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Os três brasileiros fizeram a primeira das três voltas sem quedas e já cravaram notas suficientes para irem à final. Todos tiveram pontuação acima de 85.
Nas duas voltas seguintes, Pedro Barros teve quedas e notas impactadas pelo erro, mas, na última das tentativas, fez manobras que se executadas com perfeição podem levá-lo ao ouro.
Japinha também errou na segunda volta e desistiu de seguir a volta. Na terceira, no entanto, o brasileiro conseguiu melhorar a pontuação, chegando aos 88,98 pontos. Para festejar a nota, pegou as clavas para fazer malabares na beira da pista.
Com Luigi Cini se repetiu cenário semelhante. O brasileiro cravou 89,10 na primeira volta e não conseguiu melhorar, mas já estava garantido na final.
Os três brasileiros estão entre os 10 primeiros colocados do ranking mundial do skate park. Na fase classificatória, eles foram beneficiados pelo sorteio e ficaram na penúltima e última das quatro baterias, o que possibilitou a eles já saber as notas dos principais concorrentes e traçar estratégia para ir à final.
Todas as manobras foram feitas sob o olhar da lenda do skate Tony Hawk, que, presente na arena, vibrou muito com as manobras dos atletas, principalmente, é claro, de seus amigos, como o britânico Andrew Macdonald, de 51 anos.
O skate park é uma medalha possível para o Brasil. Na categoria street da categoria, Rayssa Leal garantiu o bronze, sua segunda medalha olímpica aos 17 anos, que, de férias da escola, aproveitou para assistir às provas do park em Paris.
As finais do skate park nos Jogos Olímpicos Paris 2024 serão disputadas ainda nesta quarta-feira, a partir de 12h30.