Taison é suspenso por reagir a ofensa racista em jogo na Ucrânia

@BBCSport/Twitter/Reprodução + @Corinthians/Twitter/Reprodução

A Associação Ucraniana de Futebol determinou a suspensão por um jogo do jogador brasileiro Taison, que reagiu a ofensas racistas enquanto jogava pelo Shakhtar Donestk, em partida pelo Campeonato Ucraniano, no dia 10 de novembro.

+ Taison e Dentinho são alvos de xingamentos racistas em partida na Europa

Depois de ouvir a torcida do time adversário, Dínamo Kiev, entoar cantos racistas contra ele e Dentinho, companheiro brasileiro de clube, Taison chutou a bola em direção à torcida. O jogador foi expulso da partida e deixou o campo chorando.

A FIFPro, organização que representa jogadores de futebol em todo o mundo, se manifestou no Twitter em repúdio à decisão da suspensão. “Estamos muito decepcionados com a decisão da Associação Ucraniana de suspender Taison por um jogo. Sancionar uma vítima de abuso racial vai além da compreensão e ajuda quem promove esse tipo de comportamento absurdo”, diz a postagem.

A punição para o Dínamo Kiev foi de uma partida com portões fechados e o pagamento de uma multa de R$ 500 mil Grívnia, que equivalem a aproximadamente R$ 87.160,38.

Depois do episódio ocorrido no jogo, houve enorme mobilização da internet a favor dos jogadores brasileiros. A decisão da suspensão decepcionou usuários nacionais e internacionais que apoiaram a atitude de Taison. “Está na hora de parar de se decepcionar. Está na hora de agir. O Campeonato Ucraniano deve ser parado imediatamente”, comentou um torcedor do Flamengo.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!